domingo, 11 de maio de 2014

SANTA SÉ PRÓXIMA BEATIFICAÇÃO

 PAPA PAULO VI FICA MAIS PERTO DE SE TORNAR SANTO.

CIDADE DO VATICANO - O papa Paulo VI que liderou a Igreja Católica durante um dos períodos modernos mais turbulentos e consagrou sua oposição à contracepção, vai ficar um passo mais perto de se tornar santo em outubro, informou o Vaticano neste sábado.

O papa Francisco, que no mês passado declarou santos dois de seus antecessores, vai beatificar Paulo, o declarando um "abençoado" da Igreja, em cerimônia no dia 19 de outubro.

O evento, que vai acontecer na conclusão de um sínodo de bispos do mundo todo no Vaticano sobre o tema família, significa que Francisco terá canonizado ou beatificado três ex-papas em apenas seis meses, um período de tempo incomum.

A beatificação é o último passo antes da canonização. O processo de santificação do ex-Papa tornou-se possível depois que o Vaticano reconheceu o que diz ter sido um milagre atribuído a Paulo, que morreu em 1978.

O suposto milagre diz respeito a uma mulher grávida da Califórnia, cuja gravidez foi considerada de alto risco, com possibilidade de morte do feto no útero ou de nascimento com defeitos congênitos graves, na década de 1990.

Médicos aconselharam a mulher a fazer um aborto, mas, por conselho de uma freira, ela rezou para o falecido papa Paulo. A criança, agora um adulto, nasceu sem problemas.
A comissão médica do Vaticano decretou que a cura foi medicamente inexplicável.

A Igreja prega que Deus realiza os milagres, mas que os santos que estariam com Deus no céu intercedem pelas pessoas que rezam para eles.

Paulo se tornou papa em 1963 após a morte de João 23. Ele guiou a Igreja durante a conclusão do Concílio Vaticano 2º, que foi iniciado por seu antecessor, e na implementação de reformas de modernização.

Vaticano anuncia beatificação de Paulo VI.

O ex-Papa Paulo VI, que dirigiu a Igreja Católica de 1963 a 1978, será beatificado no dia 19 de outubro pelo Papa Francisco, anunciou o Vaticano neste sábado (9). A cura inexplicável de um feto, atribuída à intercessão do ex-Sumo Pontífice foi reconhecida pela Congregação da causa dos Santos como um milagre, o que permitiu a sua beatificação.

“A beatificação de Paulo VI, venerável servidor de Deus, vai acontecer no Vaticano no dia 19 de outubro”, anunciou a Santa Sé através de um comunicado. Giovanni Battista Montini, seu verdadeiro nome, nascido em 1898, foi o braço direito de Pio XII. Ele se tornou papa em 1963 sob o nome de Paulo VI após a morte de João XXIII.

Sob seu pontificado foi concluído o Vaticano II (1962-1965), iniciado pelo seu antecessor. O concílio “ecumênico” promoveu a abertura da Igreja a outras religiões e também à sociedade. O atual Papa Francisco foi formado padre pela doutrina desse concílio. Mas Paulo VI se tornou muito impopular pela encíclica “Humanae Vitae”, de 1968, que recomendava aos católicos para não recorrer à pílula anticoncepcional.

No dia 27 de abril, os papas João Paulo II e João XXIII foram canonizados na Basílica de São Pedro durante cerimônia presidida pelo papa Francisco e que teve a participação do papa emérito Bento 16.

Fonte: Reuters.

Nenhum comentário:

Postar um comentário