quinta-feira, 22 de maio de 2014

CORRUPÇÃO NO ESTADO DO VATICANO

 VATICANO

BERTONE DESVIOU VERBA, DIZ JORNAL.

O ex-secretário de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone, está sendo investigado pelo desvio de 15 milhões de euros. A informação foi divulgada ontem pelo tabloide alemão "Bild".

Segundo a publicação, o valor teria sido retirado das contas do Vaticano em dezembro de 2012 e transferido para a produtora Lux Vide, ligada a Bertone. O jornal diz que o Banco do Vaticano era contrário a transferência, mas ela aconteceu devido a pressão do cardeal.

O porta-voz do Vaticano negou a existência da investigação. Em entrevista a agência de notícias italiana ADNKronos, Bertone negou a acusação e disse que a transferência foi autorizada por uma comissão de cardeais.

Bertone foi nomeado secretário de Estado (número dois na hierarquia do Vaticano) pelo papa Bento 16 em 2006 e permaneceu no cargo até 2013.

Durante sua gestão, ocorreu o vazamento de documentos secretos que denunciavam um esquema de corrupção dentro do Vaticano, o caso ficou conhecido com Vatileaks.

Pedofilia

Bertone também se envolveu em polêmicas ao tratar das denúncias de pedofilia dentro da Igreja Católica. Em 2010, durante uma visita ao Chile, o cardeal afirmou que "muitos psicólogos e psiquiatras demonstraram que não há relação entre celibato e pedofilia". Mas, segundo ele, "muitos outros demonstraram que há uma relação entre homossexualidade e pedofilia".

As críticas foram imediatas e levaram o Vaticano a se pronunciar oficialmente sobre a declaração, afirmando que o ex-secretário de estado estaria se referindo as estatísticas.

No início dos anos 2000, juntamente com então cardeal Ratzinger, que viria a se tornar o papa Bento XVI, Bertone analisou documentos relacionados aos escândalos de abusos sexuais supostamente atribuídos a sacerdotes americanos.

Segundo o tabloide alemão "Bild", Bertone teria desviado do Vaticano 15 milhões de euros.

Fonte: Reuters.

Nenhum comentário:

Postar um comentário