terça-feira, 20 de maio de 2014

TRAGÉDIA NO CEARÁ ACIDENTE COM ÔNIBUS

TRAGÉDIA NO CEARÁ.

ÔNIBUS CAPOTA DEIXANDO DEZENOVE MORTOS.

Motorista estava a 90 km/h durante acidente que matou pelo menos 18 passageiros no CE, diz PRF.

O motorista da empresa Princesa dos Inhamuns dirigia a 90 quilômetros por hora no momento do acidente que resultou na morte de 18 pessoas na BR-020, na cidade de Canindé, no interior do Ceará. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a informação da velocidade do veículo está registrada no tacógrafo.

Ainda segundo a PRF, a velocidade do veículo estava dentro do limite permitido por lei no trecho, de 90 km/h para ônibus e 110 km/h para veículos de passeio menores. Em depoimento à polícia, o motorista do veículo, que tem 22 anos de experiência, disse que ele tentou desviar de um motociclista que invadiu a faixa do ônibus.

11 pessoas no IJF.

Das 48 pessoas que estavam no ônibus que tombou matando 18 pessoas no domingo (18), em Canindé, 11 foram trazidas para o Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF), no Bairro Centro, em Fortaleza. De acordo com o chefe do plantão do instituto, Alex Mont’alverne, os 11 pacientes seguem na unidade hospitalar, mas estão fora de perigo, apesar de terem chegado em estado grave. Segundo a secretaria de Saúde de Canindé, há pacientes também na UPA e no hospital da cidade e, em um hospital particular.

"Havia suspeita de lesões graves em alguns deles. Sendo assim, tiveram  que se submeter a cirurgia. Neste momento, todos se encontram em estado estável. Tudo indica que deverão ser liberados agora pela manhã", disse

Segundo Perícia, 18 pessoas morreram no acidente.

Ainda segundo Mont’alverne pacientes tiveram membros amputados. "Três foram submetidos a procedimentos ortopédicos. Dois deles sofreram amputação, pois tinham esmagamento nos membros. Eles estão agora na enfermaria, conversando e conscientes".

Alex Mont’alverne acrescentou que graças ao rápido atendimento os 11 pacientes se salvaram. "Apesar do risco eles foram atendidos a tempo e estão fora de perigo. Os pacientes que não precisaram passar por cirurgia ficaram em observação para ver se havia alguma alteração. Graças a Deus tudo foi tranquilo", disse Mont'alverne.

Acidente

Um ônibus da empresa Princesa dos Inhamuns tombou às 8h45 da manhã deste domingo, no trecho urbano da BR- 020, no Km 304, em Canindé. Segundo a empresa, o ônibus saiu de Boa Viagem, interior do Ceará, às 7h e tinha a previsão de chegar a Fortaleza por volta das 11h10. A PRF-CE informou que o acidente aconteceu no triângulo que dá acesso ao Centro da cidade. Os passageiros feridos foram levados para o hospital municipal e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Segundo a Secretaria de Saúde de Canindé, 15 pessoas foram transferidas para o Hospital Dr. José Frota (IJF), em Fortaleza.
O motorista do ônibus também sobreviveu ao acidente. Ele informou à polícia que um motociclista que seguia à sua frente teria freado bruscamente. Na tentativa de evitar  a colisão, o condutor perdeu o controle do ônibus e tombou. A polícia disse que o teste etilômetro foi realizado com o motorista do ônibus e deu negativo.

Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) estiveram no local. O veículo já foi desvirado. Segundo a PRF-CE, há uma faixa da BR-020 interditada, mas o trânsito na região está fluindo, apesar do grande número de curiosos.
Em nota, a empresa Princesa dos Inhamuns lamentou o acidente e afirmou que "continua tomando todas as providências necessárias para o atendimento aos passageiros e aos familiares concedendo-lhes total apoio". A empresa não divulgou o número e a lista de passageiros do ônibus.

Número de mortos

Na noite deste domingo (18), o núcleo de Perícia Forense de Canindé confirmou a morte de 18 pessoas no acidente. Anteriormente, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e autoridades municipais haviam informado que o número de vítimas passava de 20. Após as identificações, o número foi reduzido para 18.

De acordo com o supervisor da Pefoce de Canindé, Paulo Granjeiro, a maioria dos corpos foi reconhecida. Dos 18 mortos confirmados, oito corpos foram transferidos para Fortaleza. "Os transferidos foram os mais mutilados no acidente. Tem a questão da logística e dos procedimentos técnicos e legais para a identificação dos corpos para serem liberados", afirmou.

Para o trabalho de identificação dos corpos, os peritos trabalharam com uma lista de 46 passageiros e dois funcionários. Os 10 corpos que ficaram na Pefoce de Canindé foram liberados ainda no domingo (18). A maioria das vítimas morava no município de Boa Viagem.

Fonte: Do G1 CE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário