quarta-feira, 21 de maio de 2014

COMENTÁRIO DO ESCRITOR JOÃO BATISTA PONTES

DEMOCRACIA E ALTERNÂNCIA DO PODER.
Amigos:

Este ano vamos participar de uma importante eleição. Nela teremos condições de avaliar o quanto a consciência política do nosso povo se elevou, desde os movimentos ocorridos no ano passado, quando uma grande parcela da nossa sociedade sinalizou que foi ultrapassado o limite aceitável de corrupção, de falta de ética e de compromisso dos políticos e governantes com os interesses da sociedade. Algumas pessoas indignadas com a degradação moral da nossa classe política estão a incentivar o voto nulo, um protesto ingênuo que não resolve nada. Isto porque, em ambos os sistemas eleitorais - majoritário (eleição para presidente, governador e senador) e proporcional (eleição para vereador, deputado estadual, deputado federal e deputado distrital) -, os votos brancos e nulos são solenemente desprezados, sem exercerem nenhuma influência. Lembremos que um dos fundamentos do sistema da democracia representativa é a alternância do poder. De fato, a cada eleição, temos a chance de substituir os representantes que não estejam exercendo corretamente os cargos para os quais foram eleitos.
Não obstante, sabemos que todo político objetiva perpetuar-se no poder. E como eles apostam na falta de consciência da maioria do eleitorado, procuram, entre outros meios escusos, formar fundos com recursos subtraídos do erário, com vistas a aumentar a capacidade de comprar aliados e votos. Por isto, todos que têm um mínimo de consciência política e interesse no avanço da nossa democracia, têm o dever de combater todas as formas e artifícios usados para a captação ilícita de sufrágio, especialmente o escabroso mercado de compra/venda de votos. Isto porque, enquanto predominar o poder econômico – notadamente a indigna e vergonhosa compra/venda de votos -, nós perdemos essa vantagem que a democracia nos possibilita: a substituição dos representantes que, na nossa avaliação, não estejam exercendo adequadamente os cargos para os quais foram eleitos.

Por isto, temos que aproveitar a próxima eleição para promover uma ampla renovação do atual quadro político. E por que não pensarmos, até mesmo, em substituir todos os atuais representantes? Esta sim seria uma atitude de grande eficácia, com força para provocar uma mudança no comportamento dos nossos políticos.
*João Batista Pontes – novarrussense
Escritor – geólogo – sociólogo - matemático – bacharelando em Direito.

– residente em Brasília DF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário