sábado, 31 de maio de 2014

NO MUNDO DA BOEMIA "ENCOBERTA" A PARTIR DOS ANOS 50/80

 NOVA-RUSSAS HISTÓRICA. 
CONTOS DO PROFESSOR ANTÔNIO ROBERTO
...O BBC, O SONHO AZUL E O FUMAÇA...

Professor Antônio Roberto

           Os anos sessenta são por demais lembrados por minha geração. Foram anos excepcionais que marcaram também as outras que se seguiram. Os Kennedy, a crise dos mísseis de Cuba (quase que a humanidade foi deletada), Beatles, Martin Luter King, João XXIII, De Gaulle, Juscelino, A “Gloriosa”, Vietnam, Meu Vestibular, Caetano, Um Pé na Lua, Roberto Carlos, Gil, Mao Tse Tung, Chico Buarque, Pelé, Kruschev, A Pílula. Enfim, uma enorme gama de pessoas, inventos e episódios que aconteceram e ficaram de maneira arraigada na nossa mente.

          Mas, esquecidos de tudo que acontecia, nós curtíamos o Grêmio Recreativo de Nova Russas. Bem concebido e planejado apresenta boa altura e amplos ambientes. Bem posicionado na direção norte X sul é arejado e é de bom estar, bem avançado para este interior de meu Deus. Na sua origem existia uma pista de dança em baixo relevo e de forma oval. A “pista oval” era o local das tertúlias. Duas por semana, nas festas, usava-se o salão com piso de madeira, mui chique! A vitrola carregada com seis LPs primava num Nat King Cole, Nelson Gonçalves, sambas e muitos boleros. Só muito tempo depois aprendi a dançar o “miudinho”. Naquela pista namoraram muitos casais que hoje têm muitos netos. A lâmpada por sobre ela estava sempre queimada. Era a história da raposa e das uvas de Reginaldo Rossi. Só pegávamos umas poucas e nada mais...

              Vivíamos numa sociedade com suas regras hoje ditas “preconceituosas”. Mas era a época e era a época. Beijos eram escondidos, quando em público era um escândalo. Assuntos íntimos, só com três meses de namoro, uma confusão no recinto do Clube era motivo de punição!

              Por quase toda a década, a energia elétrica era cortada às onze horas da noite, então tudo parava às dez e trinta. A mulherada ia para casa e os homens em geral ficavam pela avenida ou calçada da Igreja Matriz, no escuro. Usávamos lanternas. Os mais afoitos combinavam e iam para os cabarés. Havia três lupanares em NVA, todos na parte alta da cidade, que se dizia, “lá no alto” e que eram: O BBC, o SONHO AZUL e o FUMAÇA, cujo dono era Antonio Tomás. Durante a Segunda Guerra Mundial inventava-se de ir ouvir a famosa BBC de Londres, pois no ambiente funcionava um rádio, com bateria de caminhão, coisa rara naqueles tempos. O costume pegou e ficou o nome BBC, onde a freguesia era para quem tinha dinheiro. O Fumaça era o mais viável, íamos então, para o Antonio Tomás. Homem valente que botava moral no comércio dele.

            Certa vez, quando brochote (mistura de broto com pixote), fui com uma turma para o Antonio Tomás Erámos  muitos jovens juntos, todos filhinhos de papai, como se dizia, de modo que foram levados a fazer baderna. Qual o que? Sem essa de polícia, Antonio Tomás arrancou com um cacete na mão e correu com todo mundo dizendo: Aqui não! Vão fazer esculhambação lá no Grêmio de vocês, bando de fidumas éguas! No outro dia vem o Dr. Osvaldo: Rapaz o que era que tu andavas fazendo lá pelo “alto”?

*Dr. Antônio Roberto Mendes Martins – novarrussense -   
- Mestre em Física –
Professor Universitário (UFC) – residente em Nova-Russas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário