sexta-feira, 9 de maio de 2014

COMENTÁRIO DO PROFESSOR GONZAGA MOTA

 DIÁRIO DO NORDESTE.

COLUNA - IDÉIAS - OPINIÃO.

VADE RETRO.

Vade retro Satanás ("Afasta-te, Satanás") é uma frase usada em ritual para exorcizar os maus espíritos do corpo de uma pessoa. Por vezes emprega-se, no dia a dia, o termo "vade retro" para eliminar fenômenos indesejados. Na análise econômica, por exemplo, pode-se dizer "vade retro inflação". Na realidade trata-se de algo muito prejudicial a uma sociedade, particularmente, às classes menos favorecidas. A inflação é um processo circular, portanto, difícil de se estabelecer relação de causalidade. Um aumento de tarifa pública pode, ao mesmo tempo, ser considerado causa e efeito do processo. Não é fácil para os formuladores de política econômica de um País buscarem o caminho para a eliminação do "dragão", mas, por outro lado, não é complicado estimular as elevações persistentes do nível geral de preços, influenciadas, muitas vezes, por decisões inconsistentes de ordem político-administrativas.

A inflação de demanda, excesso da procura sobre a oferta, é gerada quando os mercados, por razões naturais e/ou artificiais, evidenciam distorções. Já a inflação de custo reflete uma alta de preços motivada por decisões de governo e não por um jogo de oferta e procura no mercado. Por sua vez, a inflação setorial é uma combinação de dois fenômenos: rigidez dos preços no sentido descendente e mudanças de preços relativos. Não há dúvida, a inflação resistente desarticula os sistemas administrativo, produtivo e político de uma sociedade.

É uma questão complexa. As autoridades de um país devem enfrentá-la com firmeza e espírito público, não cedendo a pressões cartoriais e corporativas indevidas. "Vade retro inflação"

Gonzaga Mota
Professor e escritor.
*ex-governador do Ceará.


Nenhum comentário:

Postar um comentário