terça-feira, 13 de maio de 2014

PROFESSOR ANTONIO ROBERTO

 ARTIGO DO PROFESSOR ANTONIO ROBERTO.

"PRÁ QUI É QUI EU TENHO RABO?"


Certa vez perguntaram para o Dr. Osvaldo Martins: O que o senhor acha do Partido do Movimento Democrático Brasileiro? O PMDB? Ora, o PMDB no momento é o partido do “rabo bicó”, mas um dia ele irá para o poder e vai “tirar o atraso”. Prognosticou o sábio Doutor. Naquela época do bipartidarismo só existiam PMDB e PDS (Partido Democrático Social), que de democrático e social, nada tinha. Logicamente que o individuo não entendeu a resposta. Para entendê-la precisamos conhecer uma velha história de um rato.

Inexperiente um rato mexeu com uma ratoeira. Escapou com a vida, mas teve seu rabo decepado na violência da armadilha. Ficou conhecido na linguagem nordestina e em especial novarussense como um “rato bicó”.

Inescrupuloso e ladrão como todo bom rato, sempre saía com os colegas para suas traquinices. Uma noite procuravam ratonear, mas sem êxito. Mexeram daqui, mexeram dali e nada encontraram. De repente: Eureca! Exclamou um deles. Achei um litro de “manteiga da terra” que o dono esqueceu-se de tampar. OOBBAAA!!! Foi uma exclamação geral. Como comer a manteiga perguntou um deles, se virarmos o litro ele quebra e o dono acorda. Ora, respondeu um outro, “prá qui é qui eu tenho rabo?”. Ato contínuo meteu um palmo e meio de cauda pelo gargalo e “chulepo”. Deu aquela gostosa lambida no mesmo, sendo imitado por todos. Todos?

Todos não, vamos lembrar o nosso herói sem o seu prolongamento vertebral. Deixa-me dar uma lambida, por favor, deixa dar uma lambidinha, pedia o já faminto roedor. Qual o que, nem ligavam para os seus rogos. Lá pras tantas ele falou: Ah, é assim? Pois tá! Começou então a derrubar outros objetos e gritava: Chega! Chega, tão comendo a sua manteiga...
A sabedoria do Dr. Osvaldo fez com ele previsse o futuro.

Pois é naquele tempo o PMDB estava fora do poder. Hoje não, há muitos anos está dando as cartas, não é mais “bicó”. Existem ratazanas as centenas. Ou milhares? A rataria rouba para sobreviver, precisam comer. Mas estes que aí estão já eram corruptos, mas, como o rato, não tinham rabo, hoje roubam por roubar. Junto com seus comparsas criaram rabo. Não são mais bicós.
*Antônio Roberto Mendes Martins - Mestre em Física – Professor Universitário (UFC) novarrussense – residente em Nova-Russas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário