sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

PROGRAMA: AGENDA DE NOVOS MÉDICOS

 PROGRAMA MAIS MÉDICOS INTENSIFICADO.

O programa Mais Médicos e o Provab (Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica) agora terão chance de migração entre dois tipos de modalidade se estiverem trabalhando na mesma cidade. É o que prevê o terceiro edital do Provab que foi lançado  nesta terça (07) pelo Ministério da Saúde.

Os médicos que atendem pelo Provab atuam na atenção básica, ganham uma bolsa de R$10.000,00 e tem uma pontuação extra de 10% na prova de residência. Agora, eles poderão também continuar efetuando consultas por mais tempo no mesmo local se migrarem para o programa Mais Médicos.

Os profissionais brasileiros poderão migrar para o Provab, mas não está aberta aos intercambistas.

Para os já inscritos em 2013 poderão migrar para o Mais Médicos no mês de fevereiro, quando será realizado programa.
O Ministério anunciou também uma quarta etapa de inscrições para os próximos dias e não descarta a vinda de novos médicos por meio do Convênio com o Governo cubano. Hoje 6,6 mil médicos estão atuando no Brasil pelo programa, dos quais 5,4 mil são de Cuba.

Por uma ordem judicial seis, de 466 médicos intercambistas aprovados foram inclusos no programa. Foram casos de alguns profissionais graduados nos países com notas inferiores a 1,8 mil habitantes, como a Bolívia. De acordo com a regra do programa, a participação desses médicos são vetadas.

O Ministério também divulgou os dados sobre a distribuição dos médicos que já estão atuando pelo programa. Com o maior número de profissionais a Bahia é o estado que recebeu o maior número de médicos até o momento com 787 profissionais. Depois aparece São Paulo com 588. Ceará com 572 e Maranhão com 445 médicos. De acordo com o Ministério, 23 milhões de pessoas são atendidas com os médicos do Programa e o objetivo do Governo é que cheguem a 45,5 milhões até o mês de Março.

Fonte: Agência Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário