COMENTÁRIO
Scarcela Jorge.
UMA QUESTÃO IDEOLÓGICA TRANSCENDE A
IRRACIONALIDADE.
Nobres:
Existe uma densa contradição
entre o governo brasileiro fomentado pelo poder ideólogo transcende referência em
prol da doutrinária cubana. Está é uma realidade dura de engolir vai ter as
lideranças empresariais, sobretudo do segmento agronegócio do Brasil, avaliam a
construção de um sofisticado porto marítimo em Cuba, com dinheiro do
contribuinte do Brasil. A carência portuária e de vias modernas de transporte
para circulação da riqueza nacional é sentida não é de agora. Instituições do
empresariado industrial em nível nacional, vêm reclamando da necessidade
inadiável do estabelecimento da logística brasileira. Os sistemas integrados
das ferrovias, hidrovias e rodovias, aliados aos portos estratégicos como do
Rio de Janeiro, Santos (SP), Paranaguá (PR) e cidades do Nordeste são
defendidos pelas lideranças políticas e econômicas da agricultura, pecuária,
comércio, indústria e exportadores. Mas a surpresa, para não dizer uma tapa na
cara de toda a sociedade brasileira veio em forma de denúncia da grande
imprensa nacional O governo brasileiro liberou recursos para o regime dos
irmãos Castro construírem um terminal marítimo em Mariel, em Cuba. A
participação do Brasil nesta obra é de US$ 227,4 milhões. No Brasil foram
investidos tão somente US$ 15,5 milhões em 2013. Segundo a publicação, US$ 18,7
bilhões é o quanto precisa ser investido neste País. As contradições são
evidenciadas pela necessidade de se adequar as estruturas brasileiras no setor que
Segundo informações, o Brasil vai perder este ano 22% da riqueza gerada pela
maior safra de soja da história, de 55 milhões de toneladas. A causa disso são
os gargalos da infraestrutura portuária brasileira e da perda de carga em
acidentes de caminhões nas péssimas estradas. “O maior investimento brasileiro
em portos nos últimos anos foi feito onde? Em Cuba”, O porto cubano terá
capacidade 30% superior a do porto de Suape, o principal do Nordeste. Segundo
fonte da imprensa brasileira, “o descalabro é obra de Lula”. Foi em seu
governo, em 2008, que o BNDES decidiu financiar 71% do orçamento da construção
do porto. A indignação das lideranças empresariais patrícias é que “Cuba não
pode esperar, o Brasil sim”. O negócio portuário com Cuba transcorreu, segundo
a publicação, “sob segredo de Estado”. O BNDES financia obras de infraestrutura
em 15 países, mas apenas três contratos (dois com Cuba e um com Angola) são
considerados secretos. O que circula nos meios financeiros e diplomáticos
nacionais e internacionais é que o regime cubano não cumpre seus compromissos comerciais
e, sempre dá o calote. Toda a trama da construção pelo BNDES de um porto em
Cuba encontra indignação principalmente por parte de segmentos que vivem
diretamente do escoamento portuário implorando pelos investimentos nos sistemas
nacionais, e não consegue nada, e o governo acha por bem investir em países que
nada tem a ver com o Brasil. Será que o País está “bem a mão” de um governo que projeta um futuro
promissor?
Antônio Scarcela Jorge.
Nenhum comentário:
Postar um comentário