sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

COMENTÁRIO DO PROFESSOR ANTÔNIO ROBERTO

 “ESTÓRIA” COM CONHECIDOS DE NOSSA TERRA.

É Nego bebo aí...

 Antônio Roberto Mendes Martins.                    

             Né Felício era um chefe de imensa prole que trabalhava no transporte de águas do Rio Curtume  para as residências de Nova Russas. Era um ofício de muitas pessoas, pois naquele tempo não tínhamos água “encanalhada”, como diziam na Câmara Municipal certos vereadores. Na família de Né todos trabalhavam e via-se união e respeito em torno casal chefe.

        Não obstante o imenso trabalho, o Seu Né como o chamávamos era como nós ligado numa “pé de serra”. Ao beber sempre fazia alusão a uma certa música de carnaval. Ou seja, ao adentrar num boteco sempre dizia: Tem nego bebo aí como o diabo, né?

        Numa cidade pequena como a nossa os velórios são marcantes. Né Felício confundiu as bolas e adentrou numa sentinela: Tem nego morto aí como o diabo, né?

        Chegou aos ouvidos do nosso Vigário, o Padre Leitão, que o Né Felício levado por uma nossa crença cearense de que se roubarmos uma imagem de nosso padroeiro São José, ele o Santo nos propiciara boas chuvas. Seu Né roubou logo aquela imagem que fica ao lado esquerdo do Altar Mor.

        Padre Leitão indagou do Seu Né porque ele não tinha levado uma imagem qualquer.  Levara logo a maior da Igreja Matriz. Né respondeu: Padre eu levei logo um “animal” grande, um “animal” que sirva.
*Antônio Roberto Mendes Martins
- Mestre em Física –
Professor Universitário (UFC) novarrussense – residente em Nova-Russas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário