quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

AUMENTAM OS JUROS E TRIBUTOS - "O BRASIL DE VERDADE"

 TAXA BÁSICA DE JUROS DEVE COMEÇAR O ANO EM EXPANSÃO.

Primeira reunião do Comitê de Política Monetária começou ontem dia 14.

A primeira reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central em 2014ensejará o resultado da taxa básica de juros, a Selic, deve ser divulgado nesta quarta-feira (15) e a expectativa é de que haja nova alta. “O ano vai começar com uma taxa de juros em expansão, em razão da resistência da inflação”, aponta Flávia Oliveira.

A inflação oficial em 2013 ficou acima das previsões. A alta dos alimentos, da gasolina e das passagens aéreas em dezembro fez o IPCA bater 0,92% no mês, fechando o ano em 5,91%, acima dos 5,84% de 2012. O mercado esperava 5,7%. “Com essa inflação encostando-se a 6%, as apostas do mercado de que virão novos aumentos da taxa básica de juros se intensificaram”, destaca a comentarista de economia do Estúdio i.

A Selic está em 10% ao ano e, de acordo com o Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (13), vai passar a 10,25% este mês e chegará a 10,5% em fevereiro. Há analistas que acreditam que o Banco Central deve elevar os juros em meio ponto percentual já em janeiro. Flávia explica que a taxa de juros tem um efeito de travar a atividade econômica, pois os financiamentos e linhas de crédito ficam mais caros e as pessoas tendem a não comprar ou a consumir menos.

Fonte: Globo News.



Nenhum comentário:

Postar um comentário