segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

ÍNDICES DA INFLAÇÃO EM 2014 ALÉM DO QUE FOI PROJETADO PELO GOVERNO

 MERCADO PREVÊ MAIS CRESCIMENTO E INFLAÇÃO EM 2014, SEGUNDO FOCUS.

O mercado financeiro fez uma leve alteração na sua perspectiva para o comportamento da inflação e do crescimento da economia em 2014, segundo números divulgados pelo Banco Central nesta segunda-feira (20) por meio do relatório de mercado, também conhecido como Focus. O documento é fruto de pesquisa feita com mais de 100 instituições financeiras na semana passada.

A expansão esperada pelo mercado este ano é cerca de metade do crescimento da economia estimado no orçamento aprovado pelo Congresso Nacional: 3,8%.

A estimativa dos economistas dos bancos para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) considerado a inflação oficial - de 2014 subiu de 6% para 6,01%. Em 2013, o indicador fechou em 5,91%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para 2015, a projeção também foi modificada, de 5,50%, no boletim anterior, para 5,60% no desta semana.

A previsão do Produto Interno Bruto (PIB) de 2014 também foi ligeiramente alterada, de 1,99% para 2%. A expansão esperada pelo mercado este ano é cerca de metade do crescimento da economia estimado no orçamento aprovado pelo Congresso Nacional: 3,8%. A projeção para o ano que vem é de maior crescimento em relação à da semana anterior - passou de 2,48% para 2,5%, de acordo com o boletim do Banco Central.
Sistema de metas de inflação e juros.

Pelo sistema de metas que vigora no Brasil, o BC tem que calibrar os juros para atingir as metas preestabelecidas, tendo por base o IPCA. Para 2014, a meta central de inflação é de 4,5%, com um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Desse modo, o IPCA pode ficar entre 2,5% e 6,5%, sem que a meta seja formalmente descumprida.

Apesar de o sistema de metas de inflação estabelecer uma meta central de 4,5% para o ano, o presidente do BC, Alexandre Tombini, tem se comprometido com um novo recuo em 2014.

Fonte: G1 – SP.



Nenhum comentário:

Postar um comentário