terça-feira, 28 de janeiro de 2014

COMENTÁRIO - JOÃO BATISTA PONTES

 COMENTÁRIO.
João Batista Pontes.

UM PACTO PELO POVO.

Nas minhas andanças por este País a fora, quando trabalhava como Geólogo, sempre atento às realidades socioeconômicas, políticas e culturais das cidades que visitava, conheci muitas situações interessantes. Passei algum tempo trabalhando no interior de um determinado Estado da Federação, bem distante da capital, e tomei conhecimento da evolução histórica e política de duas cidades vizinhas, Chapada Alta e Morro Alegre. Fiquei sabendo que cada uma delas, alguns anos atrás, contava com cerca de 25 mil habitantes.

Por motivos políticos circunstanciais, Chapada Alta foi escolhida para ser a sede regional dos órgãos públicos estaduais e federais, que lá se instalaram e ainda hoje estão funcionando.
No entanto, as elites políticas e a população em geral dessas comunidades agiam de modo bem diferente. Em Chapada Alta parecia que todos estavam ali de passagem. Procuravam apoderar-se, numa frenética ânsia, de tudo que fosse possível dos recursos naturais e patrimoniais, inclusive os públicos. Foi governada, por um longo período, por uma elite política sem expressão e em permanente conflito, que esteve sempre dividida, engalfinhada na luta do poder pelo poder. Frequentemente se via envolvida em clamorosos casos de corrupção, empreguismo e nepotismo. As eleições eram sempre decididas pela compra de votos.

Ao contrário, as elites políticas e a população em geral de Morro Alegre demonstravam entender que era imprescindível construir um lugar bom para viver, no qual todos pudessem se sentir felizes. Tinham um cuidado e um carinho especial no seu relacionamento com a cidade, com os seus semelhantes e com o meio ambiente.

Diante das dificuldades de desenvolvimento, a elite política de Morro Alegre, principalmente os pretendentes a cargos públicos, compreendendo que a boa convivência humana só é possível com justiça, bondade e amor, reuniram-se e fizeram um pacto, incluindo os seguintes pontos básicos:

1.   Declararam compreender que os interesses da coletividade devem sempre preponderar sobre quaisquer outros e que todos deviam sempre atuar buscando verdadeiramente o bem comum;
2.   Comprometeram-se em abolir a “compra de votos” nas eleições; todos se compromissaram a lutar pela conscientização do eleitorado, para que a escolha dos governantes fosse feita com base nos programas de governo dos candidatos;
3.   Acordaram que os eleitos se comprometiam, desde logo, a governar com probidade e eficiência, sempre buscando alcançar objetivos identificados com as demandas e as necessidades da coletividade;
4.   Concordaram que todos os grandes projetos seriam aprovados por consenso e considerados projetos do município (de estado) e não projetos de um ou outro partido ou facção;
5.   Comprometeram-se a respeitar os resultados das eleições e que, aos vencidos, caberia exercer o papel de fiscal dos que estavam no poder, porém nada fariam para impedir ou atrapalhar o desenvolvimento dos programas, salvo na hipótese de ocorrência de irregularidades claras;
6.   Acordaram que a promoção do desenvolvimento socioeconômico (incentivos à produção e geração de renda) constitui obrigação fundamental da administração pública.

Depois de cerca de 20 anos, a cidade de Morro Alegre já alcançava uma população de cerca de 100 mil habitantes, que viviam alegres, felizes e orgulhosos de sua cidade e dos seus governantes, os quais tinham em grande estima, gratos pelos benefícios que eles lhes propiciaram.

Ao contrário, Chapada Alta passou a declinar e, hoje, não ultrapassa os vinte mil habitantes, apesar de lá continuarem instaladas as sedes regionais dos principais organismos públicos estaduais e federais. Passou a ser conhecida como uma cidade sem lei, sem ordem e sem princípios. Sua população vive entristecida e muito sofre com a deficiência dos serviços básicos de saúde, educação, saneamento ambiental e segurança. Vivem todos praticamente das bolsas, rendas e outros benefícios governamentais.

Com qual dessas duas a sua cidade se parece? Amigo, se a sua cidade se parece mais com Chapada Alta é hora de interferir e procurar alterar a sua história evolutiva, procurando afastar do meio político aquelas pessoas que não têm espírito público; que não sabem diferenciar os interesses da coletividade dos seus próprios interesses; que têm projetos pessoais, de família ou de grupos, e não projetos para beneficiar a coletividade; que não sabem dialogar e conviver com a diversidade; que não demonstram condições para promover, ou mesmo participar, de um pacto pelo bem do povo; que não têm, afinal, condições morais e intelectuais para cuidarem dos interesses de sua comunidade.


Observação: Os nomes das cidades são fictícios, mas as situações descritas retratam, em termos gerais, fatos reais.




*João Batista Pontes – Escritor –

Geólogo – sociólogo - matemático – bacharelando em Direito.

Novarrussense –


funcionário do Senado Federal - residente em Brasília DF.





Nenhum comentário:

Postar um comentário