sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

OPINIÃO DN - PROFESSOR GONZAGA MOTA

IDÉIAS. DN.

Opinião - Diário do Nordeste.
24.01.2014


Improvisação

As "coisas", neste Brasil, nunca foram feitas no estilo patriótico. No curso de sua história, só significou o sentimento de poder. Na totalidade dos casos, os governos têm-se inclinado à defesa do poder que pretendem, esforçando-se à sua perpetuação. Não se quer apontar qual é a bandeira mais democrática ao desenvolvimento da sociedade. Nenhuma o tem sido. Quer-se lembrar que tipo de situação qual a ocorrente nunca motivou aprimoramento social, em qualquer época e lugar do mundo.

As atividades desenvolvidas neste país merecem honesto juízo crítico. O deboche tem impedido esperadas ações públicas. Veja-se por que. A violência continua sendo o carro- chefe da ansiedade nacional. Diariamente, há registro de desonestidade, vinda do "Zé povinho" ou do "graduado". Direitos elementares (saúde, educação segurança, emprego etc), não têm sido garantidos como exigem as leis. Até o preparo da Copa tem registrado o descaso brasileiro. Algumas "arenas" (antes estádios) não se encontram com sua construção ou reforma no ritmo certo ao tempo que falta à abertura dos jogos. Já se pensa em improvisar algumas das estruturas das arenas. E aí? Palmas para o vencedor, dos jogos e dessas adversidades.

No Brasil, tem sido assim, desde quando não se sabe. Verificado o erro, faltando qualquer tipo de providência, em quaisquer áreas, ou um dano à população, a autoridade, instada a respeito, afirma: "é..., vamos fazer, vamos investigar, vamos punir, vamos acelerar, vamos processar etc". É tanto "vamos" que não se faz nada. E a sociedade continua a "rolar", no significativo estilo do descaso.

Gonzaga Mota – Economista -
Professor e Escritor.

*ex- Governador do Estado - ex-deputado federal – CE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário