COMENTÁRIO
Scarcela Jorge.
QUESTÃO
NA EDUCAÇÃO
Nobres:
A fundamental agenda de ações políticas seria
direcionada a educação que procura rumos para se instar. Neste contesto seria
dar maior vazão ao ensino, esse é ponto estratégico de convivência com a
sociedade. As ações vêm da cúpula e na prática são elementos de base. Sem essa
ação, torna-se paliativa os efeitos necessários para transformar em eficiência
outros setores como saúde e segurança, partindo da premissa que a educação é a
partida para catequização do homem. Aqui somos partidários de uma educação que
flutua na mais importante ação humana. Entendemos que a educação tem pelos
menos uma finalidade: inicialmente, prepara o homem para conhecimentos e
habilidades para o domínio da linguagem, do pensamento, das ciências e das
técnicas. Assim, educar é promover o desenvolvimento físico, intelectual e
moral do ser humano, que o atual clima que vivemos está num patamar em busca
dos primeiros degraus para escalar esse conceito. Com esta incessante procura,
não há outra história. Seguramente originaremos a evolução do homem a qualquer
custo, e encontraremos à educação como norte no sentido de realizar uma tarefa
a ser ensejada de forma tripartite pela família, condição indispensável para
viabilizar qualquer ação, pelo Estado e a escola. Se uma dessas instituições
falhar no cumprimento de sua parte, a educação é prejudicada. Deformações
aparecerão no comportamento das pessoas, Uma dessas excrescências enseja a
violência social que tem raízes na incapacidade do sistema educacional.
Portanto, há falha da família, do Estado e da escola. Esse assunto comporta
muitas controvérsias, pois incumbe perguntar quanto comportamento humano é
genético, logo sem muito conserto, quando deriva do meio ambiente as condições
de bem-estar, quando é fruto da educação recebida. Desta forma, a única
esperança de evolução intelectual e moral do ser humano inclusa na educação a
qual tem também a tarefa de preparar tecnicamente homem para o trabalho e para
o processo produtivo, sem o qual não há melhoria do bem-estar material nem
melhoria própria na educação, pois essa depende de recursos materiais, humanos
e financeiros. Por isso, sempre que falha a família, a escola ou o Estado, o
tripé básico de coexistência social.
Antônio
Scarcela Jorge.
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