quarta-feira, 23 de julho de 2014

COMENTÁRIO - SCARCELA JORGE - 'QUARTA-FEIRA', 23 DE JULHO DE 2014

COMENTÁRIO
Scarcela Jorge.

QUESTÃO NA EDUCAÇÃO

Nobres:
A fundamental agenda de ações políticas seria direcionada a educação que procura rumos para se instar. Neste contesto seria dar maior vazão ao ensino, esse é ponto estratégico de convivência com a sociedade. As ações vêm da cúpula e na prática são elementos de base. Sem essa ação, torna-se paliativa os efeitos necessários para transformar em eficiência outros setores como saúde e segurança, partindo da premissa que a educação é a partida para catequização do homem. Aqui somos partidários de uma educação que flutua na mais importante ação humana. Entendemos que a educação tem pelos menos uma finalidade: inicialmente, prepara o homem para conhecimentos e habilidades para o domínio da linguagem, do pensamento, das ciências e das técnicas. Assim, educar é promover o desenvolvimento físico, intelectual e moral do ser humano, que o atual clima que vivemos está num patamar em busca dos primeiros degraus para escalar esse conceito. Com esta incessante procura, não há outra história. Seguramente originaremos a evolução do homem a qualquer custo, e encontraremos à educação como norte no sentido de realizar uma tarefa a ser ensejada de forma tripartite pela família, condição indispensável para viabilizar qualquer ação, pelo Estado e a escola. Se uma dessas instituições falhar no cumprimento de sua parte, a educação é prejudicada. Deformações aparecerão no comportamento das pessoas, Uma dessas excrescências enseja a violência social que tem raízes na incapacidade do sistema educacional. Portanto, há falha da família, do Estado e da escola. Esse assunto comporta muitas controvérsias, pois incumbe perguntar quanto comportamento humano é genético, logo sem muito conserto, quando deriva do meio ambiente as condições de bem-estar, quando é fruto da educação recebida. Desta forma, a única esperança de evolução intelectual e moral do ser humano inclusa na educação a qual tem também a tarefa de preparar tecnicamente homem para o trabalho e para o processo produtivo, sem o qual não há melhoria do bem-estar material nem melhoria própria na educação, pois essa depende de recursos materiais, humanos e financeiros. Por isso, sempre que falha a família, a escola ou o Estado, o tripé básico de coexistência social.
Antônio Scarcela Jorge.


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