quinta-feira, 31 de julho de 2014

PEQUENOS PARTIDOS - NEGÓCIOS & NEGOCIATAS - EXCELENTE PARA ELES - UMA VERTENTE CORRUPTORA

 PEQUENOS PARTIDOS.
FALTAM OS PROGRAMAS E IDEOLOGIAS.

A facilidade de criação de partidos no País termina por ensejar que a maioria funcione sem uma devida estrutura.

Dos 32 partidos políticos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), poucos são os que possuem uma estrutura organizada em relação a programas ideológicos e número de filiados. Nas campanhas eleitorais, inúmeras agremiações acabam fazendo volume em coligações em troca de pequenos espaços no cenário político, conformando-se em alçar voos baixos. Cientistas políticos alertam ser mais conveniente enquadrar as siglas em ideológicas ou não, em vez de generalizá-las como nanicas.

O debate sobre o que faz um partido ser considerado pequeno divide a opinião de especialistas. O PCdoB (partido mais antigo do Brasil, fundado em 1922) tem pouca representatividade parlamentar no Ceará, ocupando uma vaga de deputado estadual, duas de federal, uma de vereador e uma de senador - esta não será renovada porque o governador Cid Gomes não apoiará a reeleição de Inácio Arruda ao Senado, e sim a candidatura de Mauro Filho.

A exemplo do PCdoB, que abriu mão da reeleição de Inácio diante da inviabilidade de eleger o candidato sem o apoio de uma aliança competitiva, outros partidos acabam fazendo concessões em prol da sobrevivência partidária. Para cientistas políticas, há diferenças nos partidos ditos nanicos, mas a maioria é fundada para atender interesses dos maiores.

Tempo

"Não é que eles tenham dificuldades, é que foram criados para isso mesmo, com um determinado objetivo. Às vezes não dá para comandar todos numa legenda e acomodam nos pequenos partidos", aponta o cientista político Roberto Siebra, professor da Universidade Regional do Cariri (Urca), frisando que o PCdoB se diferencia dos novos partidos pequenos criados recentemente. "A formação do partido político no Brasil não é ideológica, com raríssimas exceções. Em geral, eles são usados como manobra para ganhar tempo (de televisão e rádio) na campanha eleitoral", completa.

O professor Roberto Siebra pondera que, para fugir das generalizações, é mais adequado dividir as agremiações de acordo com a ideologia. "O que tem de ser feita é uma diferença entre partidos ideológicos e outro meramente eleitorais", opina. "Muitos deles têm sido usados apenas como buchas de canhão", acrescenta.

O especialista ressalta que, como o processo de criação de partidos no Brasil não é ideológico, isso também gera uma falta de identificação do eleitor na hora de votar, contribuindo para a formação de alianças contraditórias. "As pessoas votam no candidato e não no partido. Às vezes você vota em Dilma e vai votar em Tasso (Jereissati) para senador, que são completamente opostos. A individualização não fortalece os partidos", alega.

Professora aposentada de Filosofia Política da Universidade Federal do Ceará (UFC), Mirtes Amorim enfatiza a fragilidade da maior parte das siglas recém-criadas no País. "É fundamental que o partido tenha um programa e uma carta de propostas".

"A maioria dos novos partidos não tem nenhum programa político, carta de princípios e projeto para a sociedade". Mirtes relata que não basta apresentar uma carta de princípios, é fundamental que essas propostas sejam cumpridas pelas legendas. "Partidos com pequena representatividade não têm princípios e as lideranças ficam mudando de partidos", responde. "Esses programas deveriam caracterizar todos os partidos, sendo pequenos ou grandes", pontua.

A cientista política Patrícia Teixeira, que leciona na Universidade do Vale do Jaguaribe, argumenta que a facilidade na criação de partidos também contribui para a proliferação sem alinhamento ideológico. "Muitos partidos não possuem representatividade porque têm um nível baixo de organização. Eles acabam contribuindo com os maiores, formando alianças em busca do poder", responde.

Para a professora, a dimensão de um partido pode ser mensurada pela quantidade de filiados. "Porque eles são a representação direta daquela ideologia", enfatiza. Não se pode negar a participação dos pequenos partidos. No final das eleições, acabam arregimentando votos.
Fonte: Web.


Nenhum comentário:

Postar um comentário