sexta-feira, 11 de julho de 2014

MATÉRIA DO PROFESSOR ANTONIO ROBERTO

 COMENTÁRIO.
Professor Antônio Roberto.

...EU QUERO UMA MUZGA...

O dia de domingo, na verdade é um dos poucos dias ou o único que trabalho, Acordo cedo e vou limpar as cinzas, acendo a lenha e sigo para alguma tarefa, tal como ajudar a limpar currais, vacinar ou vermifugar animais. Levar adubo orgânico para o campo esperando as chuvas que não se normalizaram para fazermos as plantações. Aguar minhas ateiras, ou então, vou pescar. Em torno do meio dia, estamos como sempre, todos na cozinha. Enquanto fazemos as coisas ouvimos músicas. Bons são os programas musicais nas estações da região. Tem cada uma...

           Alô, alô, é da “rádia”? Alguém ligou: Bom dia! Responde o locutor. Estamos sintonizados em tantos e tantos megas de frequência. O que você deseja amiga ouvinte. Você está no ar! Eu tô é no telefone. Ok, tudo bem querida, o que deseja? Eu queria ouvir uma “muzga”! Com quem falo? Cum a Maria. Maria? De onde você fala Maria? Daqui de casa! Onde é sua casa? Aqui! Aqui aonde? Insiste o dono do microfone. Aqui no Alto. No alto? Que alto? No Alto de Nova Russas, rapaz. Ah! Muito bem, qual a música que você deseja?
           É aquela! Qual? Aquela “muzga” do Amaro. Como é o nome da música? É aquela, a “Prencesa”. Ah! É Princesa, com Amado Batista. É ela “mermo”, eu queria oferecer, posso? Pode, sim!  Entonces qui vai pra minha amiga da rua lá de cima, “prás mininas” da Lagoa do Mel e “prá uma pessoa dacolá”. O meu amigo, o apresentador do programa aproveita para saudar seus ouvintes e vez por outra, completa: esta música vai também para o meu amigo Antonio Roberto.

             A música toca e o fone da rádio também, a audiência é enorme. Estamos no seu programa favorito. De Nova Russas, para todos os novarrusenses! Faz a sua parte o locutor com seus comerciais, noticias e alôs. Alô, é da “rádia”? Sim, às suas ordens. Com quem falo? Eu queria mandar um recado. Com quem falo? É um recado! Pois não, pode dizer! É lá pru município de Ipueiras, é “pru cumpade Antonho”. Cumpade Antonho, aqui é o Zé da Maria. Eu tô na quarta puraí, avise pru cumpade Manel, cumade Chica que prenda a galinha. Posso pedir uma muzga? Fique a vontade, peça! É a da cama,”qui eu tô na banda largada”! Que cama? Cama separada! Ah! Sim! Vamos ouvir: Cama Separada. Se for disco penso que está furado de tanto tocar. Entre uma e outra, sempre curto uma “muzga” de Nelson Gonçalves na dita FM, faz bem, lembrando os velhos tempos...

*Antônio Roberto Mendes Martins
- Mestre em Física –
Professor Universitário (UFC) novarrussense – residente em Nova-Russas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário