quinta-feira, 24 de julho de 2014

PESQUISAS NO CEARÁ

 PRIMEIRA PREOCUPAÇÃO DO ELEITOR É COM A SAÚDE

As principais preocupações dos cearenses são a Saúde, as Drogas e a Segurança. Os entrevistadores do Ibope perguntaram, na última pesquisa contratada pela Televisão Verdes Mares, integrante do Sistema Verdes Mares, qual o primeiro problema enfrentado que eles enfrentam no Estado e, a grande maioria respondeu que era a Saúde, vindo as duas outras em seguida.

A pesquisa publicada ontem pelo Diário do Nordeste, em comparação com uma outra do início do mês de maio (veja quadro ao lado), mostra que o candidato Eunício Oliveira (PMDB) permaneceu praticamente com o mesmo percentual de intenção de voto, enquanto Camilo Santana (PT) apresentou crescimento. Mais da metade dos eleitores, ainda agora tem pouco ou nenhum interesse na disputa eleitoral deste ano.

A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 20 deste mês, com um universo de 1.204 eleitores, com uma margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Está registrada tanto no Tribunal Superior Eleitoral quanto no Tribunal Regional Eleitoral sob os respectivos números: 00233/2014 e CE-00010/2014.

Mudanças

Os eleitores entrevistados também demonstraram interesse em mudanças no Governo do Ceará. 21% deles querem que o futuro governador mude "totalmente a atual administração do Ceará", 44% responderam que o eleito "mantivesse alguns programas, mas mudasse muita coisa", 18% disseram ser favorável a que o próximo chefe do Executivo cearense "fizesse poucas mudanças e desse continuidade para muita coisa". Finalmente 13% quer do futuro governante "desse total continuidade à administração atual".

A pesquisa ontem conhecida foi a primeira depois da efetivação da escolha dos candidatos a governador e senador da República. Antes, para a Editora Verdes Mares, o Ibope fez duas pesquisas em que vários nomes foram relacionados como possíveis candidatos aos cargos majoritários. A primeira delas, no início do mês de maio, o hoje candidato Camilo Santana aparecia como um dos nomes a ser apresentado juntamente com o da empresária Nicole Barbosa (PSB), posteriormente substituída por Eliane Novais (PSB), Ailton Lopes (PSOL) e Eunício Oliveira. Naquela oportunidade Eunício aparecia com 43% das intenções de voto e Camilo com 6%. Na segunda pesquisa, em junho, o nome de Camilo não foi relacionado. Nesta pesquisa de julho o entrevistador apresentou ao eleitor, entrevistado, uma relação de questões do dia a dia e pediu: "por favor, diga qual é a área em que, na sua opinião, a população do Ceará está enfrentando os maiores problemas. 32% responderam ser a Saúde, 14% apontaram as Drogas e 12% disseram ser a Segurança. A Educação apareceu depois com 8%. Quando, porém, o eleitor pode citar três das áreas problemáticas, a Saúde continua em primeiro lugar, seguida da Segurança e das Drogas (veja quadro ).

CANDIDATOS MINIMIZAM REJEIÇÃO

Deparados com o cenário apresentado ontem pela pesquisa de intenção de voto contratada ao Ibope pela Televisão Verdes Mares, os candidatos ao Governo do Estado se disseram satisfeitos com os resultados. O alto índice de rejeição à candidatura de três dos quatro postulantes foi apontada como desconhecimento do eleitorado ante aos candidatos.

Líder do ranking com 44% das intenções, o senador Eunício Oliveira (PMDB) afirmou ter recebido os resultados com alegria e humildade. "Não tem sapato alto, porque isso destrói as pessoas, achar que já é vencedor. Vou andar ainda todo o Ceará, tenho uma programação intensa", respondeu o candidato.

O peemedebista refutou afirmações de que os outros concorrentes eram menos conhecidos que ele. "A pesquisa não pergunta ao eleitor quem ele conhece. Ainda assim, nosso concorrente não é uma pessoa desconhecida: é deputado, foi secretário por muito tempo, foi votado. Não se trata de ninguém desconhecido", destacou Eunício, em referência a Camilo Santana (PT).

O candidato lembrou que a última pesquisa do Ibope divulgada pelo Sistema Verdes Mares antes das convenções partidárias mostrava o candidato com 30% das intenções de voto contra 22% do vice-governador Domingos Filho (PROS), então pré-candidato pelo partido. "É possível dizer que essa nova caminhada está fazendo bem do ponto de vista de perspectiva ao candidato, e a sociedade está aceitando", destacou o senador.

Em segundo lugar, com 14% das intenções de votos, o candidato da aliança governista, deputado Camilo Santana, ressaltou que o resultado está dentro das perspectivas do partido, sendo apenas um "retrato do momento". "O que nós temos que fazer agora é percorrer o máximo de todo o Estado do Ceará, mostrar tudo de bom que temos para apresentar e conquistar a confiança dos cearenses" apontou.

A respeito do índice de rejeição, o maior entre os governamentáveis (24%), Camilo reconheceu que o resultado foi acima do esperado pelo partido, mas ressalvou que os números representam mais o desconhecimento dos eleitores. "Vamos trabalhar muito para que as pessoas conheçam as nossas propostas", atestou.

Surpresa

Para a candidata do PSB, a deputada Eliane Novais, os 6% de intenções de voto e terceiro lugar no ranking foram uma "surpresa muito boa", uma vez que ela diz ser desconhecida no Estado como candidata ao Governo. "Sentimos o desejo de mudança fortemente na Capital e por onde andamos no Interior", alega.

Novais destacou ainda que seu material de propaganda ainda não estava sendo distribuído na época de realização da pesquisa. "Estamos apenas andando e falando com as pessoas sem material, que já está chegando. Na hora em que o material se espalhar e as pessoas conhecerem as nossas propostas, acredito que as próximas pesquisas vão estar bem diferentes. Vamos para o segundo turno", apostou.

O candidato ao Governo pelo PSOL, Ailton Lopes, que ficou em último lugar nas pesquisas (3%), disse estar satisfeito com o resultado, já que não é conhecido do público por nunca ter tido cargo eletivo. "Dedico isso ao trabalho que o nosso partido tem feito ao longo dessa caminhada, que tem se credenciado como oposição aos governos que estão aí instalados", apontou.

Ailton destacou que as pesquisas realizadas no início da campanha medem não a intenção de voto do eleitorado, mas o conhecimento do público sobre os candidatos. "Se nós analisarmos as pesquisas que são lançadas nessa época de início de campanha, veremos que alguns candidatos que começaram em primeiro lugar terminaram a eleição quase em último", avaliou.

O pleiteante pondera que o PSOL não se pauta pelas grandes pesquisas e tem uma campanha desproporcional às demais. "Em um Estado em que a desigualdade é gritante, não entendo por que se gastar tanto dinheiro em campanha eleitoral", defendeu. Ele criticou o índice de rejeição avaliado pela pesquisa, afirmando que não se pode rejeitar um candidato sem conhecê-lo.

Fonte: DN.


Nenhum comentário:

Postar um comentário