quarta-feira, 29 de junho de 2016

FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA NACIONAL VEIO AO CEARÁ, 'NÃO VIU' E VOLTOU!

 FORÇA NACIONAL DEIXA O CEARÁ E PM VAI REFORÇAR SEGURANÇA EM PRESÍDIOS.

Força reforçava segurança após rebeliões em presídios com 14 mortes.
Servidores deixam o Ceará para atuar na segurança da Olimpíada do Rio.

A Força Nacional de Segurança deixou o Ceará nesta segunda-feira (27), 33 dias após a chegada para atuar nos presídios do Estado. Os servidores atuavam nas unidades onde houve rebeliões, que resultaram na destruição dos presídios e assassinato de 14 internos. Os 106 servidores que estavam no Ceará foram deslocados para o Rio de Janeiro, onde vão atuar na Olimpíada.

Os presídios passam atualmente por reforma e, segundo o governador do Ceará, Camilo Santana, terão reforço de policiais militares até a conclusão das obras.

"Continuamos com apoio de mais de 60 agentes de outros estados que têm experiência nesse tipo de atuação e vamos utilizar o reforço que foi aprovado na Assembleia que permite contratar força de segurança e vamos utilizar servidores de folga para reforçar a atuação", afirmou o governador Camilo Santana, nesta terça-feira (28).

Camilo participou do evento que criou a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo, órgão que vai administrar abrigos para adolescentes em conflito com a lei.

De acordo com o Ministério da Justiça, a Força Nacional deixou os presídios do Ceará para atuar na Olimpíada, no Rio de Janeiro, que começa em 5 de agosto. Eles vão fazer a segurança do público e dos atletas nas instalações olímpicas.

Greve e rebeliões.

As rebeliões ocorreram durante e após a greve dos agentes penitenciários. Segundo a Secretaria da Justiça, a motivação dos conflitos foi a suspensão das visitas nas unidades prisionais. De acordo com a Polícia Militar, os detentos quebraram cadeiras, grades, armários e queimaram colchões em diversos presídios.

A rebelião mais recente ocorreu na noite de segunda-feira, na Unidade Prisional Agente Luciano Andrade Lima, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. No local foram registradas três mortes e nenhum ferido. Policiais militares e agentes penitenciários entraram na unidade para fazer a contenção dos detentos. Segundo os agentes, o local teve grades arrancadas e parte das alas destruídas.

Os agentes penitenciários fizeram greve em 21 de maio e retornaram ao trabalho no sábado, após cerca de 12h de paralisação. 

A categoria aceitou a proposta de reajuste na Gratificação por Atividades e Riscos (Gaer), que era de 60%, para 100%. O reajuste será pago de forma escalonada: 10% em fevereiro de 2017, 10% em janeiro de 2018 e 20% em novembro de 2018.
Fonte: G1 – CE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário