terça-feira, 21 de junho de 2016

CORRUPÇÃO O IMPERATIVO DO BRASIL

 CONTAS DA ODEBRECHT NO EXTERIOR TERIAM SIDO USADAS PARA PAGAR PROPINA.

Vinícius Borin, delator da Lava Jato, diz que cuidou da abertura das contas.
Ele falou sobre o funcionamento do setor de repasses de propina do grupo.


A operação Lava Jato tem três novos delatores, todos sócios em uma empresa de consultoria. Um deles, Vinícius Borin, já prestou depoimento e falou sobre contas fora do Brasil, abertas por ele, e que seriam usadas pelo grupo Odebrecht para pagamento de propina.

Vinícius Veiga Borin é sócio de uma consultoria e foi representante de dois bancos com sede no Caribe. No primeiro depoimento da delação, ele disse que movimentava dinheiro no exterior, a pedido de operadores ligados ao grupo Odebrecht.

Vinicius Borin afirmou aos procuradores que um operador, ligado à Odebrecht, pediu que ele abrisse contas para fazer a movimentação financeira das obras da empresa no exterior. 

Com a operação Lava Jato em curso, Vinícius conta que percebeu que as transações não eram feitas com fornecedores. Disse que não pode afirmar que 100% dos pagamentos eram ilícitos, mas que grande parte, sim. Falou também que percebeu isso ao verificar que o dinheiro que caía nas contas abertas por ele, não vinha de fornecedores, mas de outras empresas no exterior, controladas pela própria Odebrecht.

O Ministério Público já havia identificado oito contas, em oito países, que, segundo as investigações, são da Odebrecht e foram usadas para pagar propina. Por elas passou, entre 2006 e 2014, mais de R$ 1 bilhão.

Entre os destinatários identificados estão ex-funcionários da Petrobras, o ex-marqueteiro do PT, João Santana e a esposa dele, Monica Moura. Executivos da Odebrecht sempre negaram ter conhecimento das contas.

O delator declarou que a preocupação com os documentos das contas era tanta, que executivos da Odebrecht chegaram a pensar em comprar um dos bancos, fechá-lo e sumir com a documentação.

Vinícius Borin foi um dos alvos da Lava Jato na fase que investiga o chamado setor de operações estruturadas da Odebrecht. Segundo o Ministério Público, esse departamento era usado somente para pagar propina.

Na delação, Vinícius contou que, para não despertar suspeitas, os integrantes do esquema usavam apelidos e códigos para organizar e distribuir os repasses. Também utilizavam um sistema de computador criado somente para isso. O delator disse que era obrigatória a utilização desse sistema para a comunicação entre os operadores e os executivos da Odebrecht. Cada operador tinha um apelido e o dele era, inicialmente, "Feeling". Depois, por conta da Lava Jato, mudou para "Mustang".

Vinícius Borin disse, ainda na delação, que nunca teve contato com o ex-presidente do grupo, Marcelo Odebrecht. Mas que acredita que ele sabia dos pagamentos ilegais, por causa do volume de dinheiro que circulava e da estrutura criada dentro da empresa.

Marcelo Odebrecht está preso há 1 ano. O Ministério Público diz que era ele quem comandava o setor da Odebrecht de pagamento de propina. Marcelo já foi condenado a 19 anos de prisão e responde a mais duas ações. Ele tenta um acordo de delação premiada, junto com executivos da Odebrecht. As negociações são sigilosas.

O advogado de João Santana disse que o publicitário vai esclarecer estas questões durante o processo.

A defesa de Paulo Roberto Costa disse que ele já se manifestou em delação e não tem nada a acrescentar.

Os advogados de Marcelo Odebrecht, do Grupo Odebrecht, de Mônica Moura e de Pedro Barusco, não se manifestaram.
A equipe de reportagem não conseguiu contato com o advogado de Renato Duque.
Fonte: G1 – PR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário