sexta-feira, 2 de setembro de 2016

PRESIDENTE EM EXERCÍCIO

 RODRIGO MAIA DESPACHA DO PLANALTO COMO PRESIDENTE EM EXERCÍCIO.

Presidente da Câmara substitui Temer, que está em viagem à China.
Pela agenda, Maia receberá ex-ministro de Dilma e irá à posse no STJ.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), despachou na manhã desta quinta-feira (1º) do Palácio do Planalto como presidente da República em exercício.

Maia assumiu a função ainda na noite desta quarta (31), quando o presidente Michel Temer agora efetivo, embarcou para a reunião de cúpula do G20 na China.

Conforme a Secretaria de Imprensa da Presidência, Rodrigo Maia recebeu parlamentares pela manhã e, à tarde, se reunirá com o ex-ministro da Advocacia-Geral da União Luís Inácio Adams e irá à posse dos ministros Laurita Vaz e Humberto Martins na presidência e na vice-presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Ainda de acordo com a assessoria da Presidência, Maia recebeu pela manhã o presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), parlamentares do DEM, e os líderes do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), e do PPS, Rubens Bueno (PR).

Linha sucessória.

Pela Constituição, o presidente da Câmara é o segundo na linha sucessória do país e só assume a Presidência da República na ausência do vice-presidente. Com o impeachment de Dilma Rousseff e Temer levado à condição de presidente, Maia passou a ser o primeiro na linha de sucessão.

Filho do ex-prefeito do Rio de Janeiro César Maia, Rodrigo Maia assumiu o comando da Câmara em julho – na eleição realizada após a renúncia do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Maia permanecerá no cargo até janeiro do ano que vem porque, em fevereiro, haverá nova eleição.

Waldir Maranhão.

Presidente interino da Câmara entre maio e julho deste ano, em razão do afastamento de Cunha pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Waldir Maranhão voltou ao comando da Casa na noite desta quarta por ser o primeiro-vice-presidente da Câmara.

Um dos parlamentares recebidos por Maia nesta quinta, Maranhão teve uma gestão marcada por polêmicas. Uma delas foi a decisão de suspender a votação da admissibilidade do impeachment de Dilma na Câmara, que depois ele recuou. O deputado comandará a Câmara até que Temer retorne ao país, na semana que vem.

Carmen Lúcia.

Inicialmente, a agenda de Rodrigo Maia para esta quinta previa um encontro às 11h entre ele e a ministra do Supremo Tribunal Federal Carmen Lúcia, que assumirá a presidência da corte no mês que vem.

Por volta das 11h30, a Secretaria de Imprensa informou que a reunião havia sido cancelada a pedido da ministra.
Fonte: G1 – DF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário