sábado, 17 de setembro de 2016

ESTE É MESMO O REI DA ENGANAÇÃO







DECLARAÇÕES DO REI DA CORRUPÇÃO, PARA TENTAR  SENSIBILIZAR A SOCIEDADE ETICA.

Em vez, a Associação Nacional dos Procuradores da República – ANPR - critica 'deturpação' das falas de procuradores da Lava Jato.

Redes sociais repercutiram frases que procuradores não disseram.

Para ANPR, trabalho da Lava Jato é 'profissional' e 'republicano'.

A Associação Nacional dos Procuradores da República, em nota assinada pelo presidente da entidade, José Robalinho, criticou o que chamou de "deturpação" das falas dos procuradores da Lava Jato que apresentaram, na quarta-feira (14), denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Comentários em sites e redes sociais chegaram a ironizar uma fala atribuída aos procuradores, de que eles teriam afirmado "não temos prova, mas temos convicção".

Na realidade, a frase não foi dita por nenhum dos integrantes da força-tarefa da Lava Jato que apresentaram a denúncia contra Lula.

Ao sair em defesa dos procuradores, a ANPR disse que a deturpação "configura-se em discurso político ou estratégia de defesa, sem compromisso com a verdade".

A entidade afirmou ainda que a atuação dos procuradores na Lava Jato é "profissional" e republicana".

"Nenhuma verdade pode ser construída pela edição de frases e repetição de uma mentira.

A convicção da Força Tarefa fundamenta-se em provas robustas reunidas em investigações sérias.

Em mais de dois anos, atuaram na operação sob as vistas e aplausos de todo o País, mais de 300 agentes públicos de diversos órgãos, especialmente do Ministério Público Federal, da Polícia Federal e da Receita Federal, todos idôneos e sem qualquer vinculação partidária.

A atividade da Lava Jato vem sendo exemplo cabal de cumprimento isenta da lei, disse a nota da ANPR.

Além de Lula, foi denunciada a mulher dele, a ex-primeira dama Marisa Letícia, e mais seis pessoas. A denúncia abrange três contratos da OAS com a Petrobras e diz que R$ 3,7 milhões em propinas foram pagas a Lula.

De acordo com a ANPR, os procuradores apresentaram as provas das propinas da OAS. O texto ainda faz críticas à corrupção na política.

A força-tarefa apresentou as provas de autoria dos crimes que apontam, neste caso, para o pagamento de propina de mais de R$ 87 milhões pela empreiteira OAS a diversas pessoas e partidos.

A corrupção política, com o poder econômico dela decorrente, deturpa a democracia pela subversão da necessária igualdade de oportunidade entre todos os atores políticos, afirmou a associação.

Ainda segundo a ANPR, os procuradores acertaram em apontar Lula como chefe de uma organização criminosa mesmo sem ter oferecido denúncia sobre esse crime. Segundo a associação, o crime de organização criminosa ainda está em investigação no Supremo Tribunal Federal, o que, na visão da ANPR, não impede os procuradores de fazerem menção a ele para ajudar na explicação da denúncia.

"Em especial no que se refere ao crime de organização criminosa, é juridicamente correta e necessária a contextualização realizada na acusação, pois teve como objetivo ressaltar todas as provas levantadas, historicamente organizadas, de que Lula seria responsável pelos sete crimes de corrupção passiva e 64 crimes de lavagem de dinheiro descritos na denúncia.

“O fato do delito de organização criminosa estar em persecução junto ao Supremo Tribunal Federal em nada afasta a necessidade e a pertinência de sua exposição para que se compreenda o contexto do delito do qual acusado pela força tarefa”, argumentou a nota da associação.

Fonte: G1 – DF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário