segunda-feira, 13 de julho de 2015

HOMENAGEM AO SEU MOURÃO

PRONUNCIAMENTO DO SR HAMILTON TIMBÓ DIAS EM HOMENAGEM AO EX PREFEITO JOSÉ ANTOS MOURÃO NA SALA DAS SESSÕES DA CÂMARA MUNICIPAL DE NOVA – RUSSAS, EM 13 DE JULHO DE 2015.

Meus amigos:
No momento de tristeza a família me delegou para representá-las nesta última despedida em homenagem prestada pelo município a nosso verdadeiro irmão Zé- Maria Mourão. Na ocasião de angústia do seu falecimento, onde por certo seu corpo partirá para eternidade, sei perfeitamente a dispensa para enaltecê-lo, Nesta ocasião sintetizamos os eleitos que foram consignados por ele. Falar do nosso amigo é testemunhar parte da história de nossa terra que ele tanto amou. Fundamentou a sua vida aqui. Construiu seu currículo de vida pessoal pautado no servir a nossa terra. Ao lado de seu pai, cuidou dos negócios agropecuários da família.  Mourão; participou de todas as áreas ativas da economia, social, educacional e política deste município. Nos primeiros anos da sua juventude pautou pelos estudos que mais tarde concluiu, ingressando a carreira do magistério no Ginásio Monsenhor Tabosa. Foi presidente do Grêmio Recreativo Novarrussense. Presidente da Cooperativa de Crédito Rural. A política pautou como fonte vocacional de sua vida fruto do veio político de seu pai Gonçalo Mourão ex-prefeito do município, e ainda incentivado seu amigo e colega, então líder estudantil Aquiles Peres Mota, disputou as eleições para o cargo de vereador e eleito na legislatura 59/63. Para não se tornar enfático; isento-me em enumerar as obras que ele realizou e, só veio disputar uma eleição no ano de 1970 em que se elegeu para um mandato “tampão” iniciado em 15 de março de 1971 á 15 de janeiro de 1973, neste curto período o município experimentou o maior desenvolvimento político administrativo do município em todas as áreas e setores do município. A sua presença administrativa foi à dinâmica entre todos os distritos (8) urbanos e rurais. Seu retorno logo aconteceu com as eleições de 1976, elegendo-se prefeito pela segunda vez para o circulo administrativo iniciado em 15 de janeiro de 1977 a 15 de janeiro de 1983. Onde ratificou suas realizações marcantes neste período. Acompanhamos sua trajetória todo esse tempo. Neste contexto agradeço penhoradamente à manifestação do povo de nossa terra, sem distinção, e reiteramos em nome da família os nossos sinceros agradecimentos.
*Hamilton Timbó Dias – (familiar do ex prefeito José Santos Mourão)

                   ***
SÍNTESE BIOGRÁFICA.

José Santos Mourão
Nasceu em 24 de maio de 1931, faleceu em 12 de julho de 2015.
Filho de Gonçalo de Aquino Mourão e de Maria Soares dos Santos. Agropecuarista, industrial, educador e político, com exercício nesta cidade.

Educação:
Professor na área do ensino médio. – Ginásio M.Tabosa, nas décadas de 50 e inicio dos anos sessenta;

Área econômica e social.
Presidente da Cooperativa de Crédito Rural de Nova-Russas

Presidente do Grêmio Recreativo Novarrussense.
Diretor-presidente da Cerâmica Nova-Russas.
SEU TINO VOCACIONAL – A POLÍTICA:
Disputou seu primeiro mandato para o cargo eletivo de vereador em 1958 e se elegeu para legislatura de 59/63.

Prefeito em dois períodos – eleito em 1970 – mandato 71/73 e 1977/82.

Diretor da Casa Civil do governo do Ceará – regional Crateús – período 83/85.

Diretor superintendente da CODAGRO-CE.

PRINCIPAIS REALIZAÇÕES NOS MANDATOS DE PREFEITO. (1971/73 E 77/82)

- Estação Rodoviária de Nova-Russas;
- Estádio Municipal José Santos Mourão;
- Centro Regional de Abastecimento em convênio com o governo do Estado – secretaria estadual de agricultura e abastecimento.
- 50% de calçamento existente na cidade e demais distritos.

DISTRITOS DE ARARENDÁ E IPAPORANGA – (77/82)

- a maior linha de transmissão de energia em município do Estado – Nova Russas/Ararendá/Ipaporanga. CONVÊNIO CELEBRADO com a COELCE.

- Ginásio Municipal de Ararendá; mercado público; pavimentação; ESTRADAS VICINAIS; concessão pelo governo do Estado trecho da CE - rodovia Nova-Russas/Ararendá, construída em 1ª etapa por pavimentação rudimentar (cobertura piçarrada)

- ampliação da rede elétrica em alguns bairros que iam surgindo.

- setor de educação – construção de vários prédios escolar na sede, distritos e localidades;  
- construção da Praça Gregório Martins (praça dos Torres) um marco paisagístico, que evidenciou a história, quando de sua inauguração em 11 de novembro de 1971 – ato comemorativo aos 50 anos de cidade de Nova-Russas.

- passagem de deu acesso na época à antiga Rua da Lagoa.
- Praças na cidade e distritos – com televisor público.
- estradas vicinais nas  localidades.
- Assistência Social.

- distribuição de gêneros alimentícios, concessão de viagens para tratamento de saúde na capital e centros regionais pertinentes

- Saúde.
- implantação de subpostos de saúde nos distritos para atendimento inicial.

- Convênios com hospitais para receber indigentes – (a previdência social do governo federal era unicamente direcionada a pessoas com vínculo na carteira de trabalho).

- implantação da torre repetidora local – imagens e som – realizado convênio com a extinta EMPRESA CEARENSE DE TECOMUNICAÇÕES – ECETEL – que possibilitou a captação dos sinais de duas emissoras de televisão do Estado em rede nacional.

Redação, texto e acompanhamento
ANTÔNIO SCARCELA JORGE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário