segunda-feira, 13 de julho de 2015

COMENTÁRIO - SCARCELA JORGE - SEGUNDA-FEIRA, 13 DE JULHO DE 2015

COMENTÁRIO­
Scarcela Jorge

EDUCAÇÃO EM QUANTIDADE.

Nobres:
No presente vamos discorrer sobre o ensino brasileiro, exceção o daqui, que continua sendo o melhor do país, segundo alguns analistas desacertados e transloucados. “Pois mau” - O ensino geral do país (com exceção já apreciada!) permanece o mais crônico de nossos problemas. A diferença entre o hoje e o ontem é que onde antes sempre se leu “quantidade” hoje se deve ler “qualidade”. A variante semântica não quer dizer que haja escolas e professores saindo pelas portas. O volume de recursos e equipamentos, ainda que debaixo de melhoras, permanece no estágio “calça pula brejo”. O Brasil conta com áreas carentes e mesmo nas mais abonadas permanece o fantasma das salas lotadas e de inadimplência dos docentes, para citar duas rusgas.  A questão é que, com o aumento do volume de dinheiro devotado à educação, mais e mais vem à tona o nível de desempenho insatisfatório de nossas escolas. Há quem diga, com certo temor de virar alvo de um panelaço, que o problema não é propriamente dinheiro. Afinal, muitas vezes a verba “pinga” e não redunda em melhora no aprendizado. Não é questão boba, pois o verbo ensinar prima pela falta de exatidão; é palavra que não se rende a fórmulas matemáticas nem a discursos inflamados. De qualquer modo, somando olhares, análises e experiências daqui e dali, tem-se evidências o bastante para afirmar que ensinar melhor exige mais do que um punhado de dólares. Os grupos de professores mais aptos a “bolar” avaliações tendem a gerar alunos com mais capacidade de aprendizado. É difícil ensinar; ensinar é uma arte; uma aula dada ontem não sobrevive ao dia de hoje; quem ensina precisa compor exercícios, experimentar avaliações, fazer das tripas para que o conteúdo seja repassado, de forma criativa. O conteúdo precisa fazer sentido. Assim falando, parece que a responsabilidade recai toda sobre as costas dos professores, algo pesado sobremaneira para os mestres brasileiros, às voltas com um decálogo de responsabilidades. Cálculo é claro, o professor capaz de elaborar o aprendizado. Mas ensinar é também resultado de planejamento escolar e ação coletiva dentro do sistema de ensino. Ora, a inventividade na feitura de uma prova, por exemplo, exige tempo, estudo, debate acadêmico. E aqui cabe se render ao que pisam e repisam tantos pedagogos – ensino é currículo e avaliação. O resto, diriam alguns, é perfumaria. Essa conversa, é claro, mexe com nervos e juízos do professorado, mas não resta saída: a educação se transformou em uma verdadeira catarata sobre nossas cabeças. O caso brasileiro se mostra particularmente delicado. Na última década aumentou o número de brasileirinhos nos bancos escolares, mas são imensos os indícios de que os professores continuam se batendo para dar conta da, digamos, nova ordem de aprendizagem. Em termos de investimentos, sempre no crescente. O dinheiro, ou a falta dele, alardeado como a causa das nossas mazelas, engrossou, mas algo na equação ainda não funciona. A “pátria educadora” virou motivo de chacota. (no começo do desastrado governo ela nomeou para o ministério da Educação, contraditório à educação, o destino teve compaixão em demiti-lo – graças a Deus!) incluso a razão, o ano de 2015 vai ficar para a história como aquele em que os professores cuspiram fogo, tamanha a insatisfação. Ruídos não faltam. Resta agora respirar fundo e colocar na ponta do lápis o mapa a seguir. Difícil? Dificílimo. É o maior dos nossos desafios.
Antônio Scarcela Jorge.

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