COMENTÁRIO
Scarcela Jorge
Nobres:
A educação formal pode estar se distanciando cada vez
mais da realidade dos jovens brasileiros, como revela pesquisa sobre o
currículo escolar realizados por diversos institutos especializados para os
fins propostos e os resultados se convergiram. Estudantes que concluem o Ensino
Médio têm dificuldades que seriam compatíveis com alunos do Ensino Fundamental,
e as deficiências não se restringem às questões relacionadas com disciplinas
consideradas essenciais, como matemática e português. No caso expõe outras limitações preocupantes, como a incapacidade média
dos jovens de se sentirem prontos para interagir no ambiente do trabalho e se
comportar em grupo. Isso significa que a escola, além de questionada sobre o
cumprimento da tarefa de ensinar o básico, não consegue formar jovens em
condições de enfrentar o mundo do trabalho. há de se concluir de que os alunos não conseguem se expressar plenamente e enfrentam
dificuldades de raciocínio lógico, inclusive para resolver problemas do
cotidiano incorporados às suas rotinas. Evidencia a urgência da
reavaliação de estruturas, sistemas e métodos, para que o ensino brasileiro
finalmente seja capaz de lidar com habilidades e competências conectadas com a
vida real. Está muito longe de que o Brasil é “a pátria educadora” como apregoa
a mentira do governo lulopetista, um padrão natural adotado, alugado e
repassado na mídia.
Antônio Scarcela Jorge.
Nenhum comentário:
Postar um comentário