quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

SUDESTE "VIROU" NORDESTE

 ESCASSEZ DE ÁGUA JÁ AFETA 30% DAS INDÚSTRIAS NO RJ, DIZ FIRJAN.

Medidas alternativas estão sendo tomadas para evitar prejuízo. Empresas já pensam em captar a água de pontos mais distantes.

Nove delas compram água encanada da Cedae. As outras cinco têm autorização do estado para captar água doce do canal de são Francisco, uma extensão do Rio Guandu. A distância que separa o ponto de captação das indústrias da Baía de Sepetiba é de 7,5 quilômetros.

Há oito meses o nível do canal começou a baixar e a correnteza de água doce não conseguiu evitar a invasão da água salgada da Baía de Sepetiba. Quando a maré sobe, as empresas são obrigadas a interromper o bombeamento de água.
O uso de água salgada pode estragar as máquinas. Por isso, as interrupções são cada vez mais frequentes. E as empresas já pensam em captar a água de um ponto ainda mais distante da Baía de Sepetiba.

“Não houve prejuízo ainda porque as empresas aproveitam as janelas de oportunidade de captação de água doce para retirar mais do que necessitam e estocar em reservatórios próprios”, afirmou Abílio Faia, coordenador de segurança e meio ambiente.

Fonte: Agência Globo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário