quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

RELÍQUIA MUNDIAL

BASE DE TAÇA JULES RIMET ORIGINAL É ENCONTRADA EM PORÃO DA FIFA.

Parte da base do troféu Jules Rimet, a peça encontrada tem gravados os nomes dos primeiros quatro campeões do mundo: Uruguai em 1930 e 1950 e a Itália em 1934 e 1938.

A taça, que foi entregue em definitivo ao Brasil após a conquista do tricampeonato mundial em 1970, foi roubada no prédio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, em 1983, quando tinha outra base.

O troféu também fora roubado três meses antes da Copa do Mundo de 1966, realizada na Inglaterra. Dessa vez, foi recuperada uma semana depois ao ser encontrado por um cachorro chamado Pickles em um parque no sul de Londres.

David Ausseil, diretor de criação do museu da Fifa que será inaugurado em março do próximo ano, disse que o troféu ganhou uma nova base em 1954.

"Achamos que nenhum presidente da Fifa viu isso desde o próprio Jules Rimet", disse ele à BBC.

A relíquia octogonal de 10 centímetros de altura será exposta no museu. Rimet, o "pai" da Copa do Mundo, foi presidente da FIFA entre 1921 e 1954.

No início dos anos 1970, a Fifa criou um novo troféu para a 10ª Copa do Mundo, na Alemanha Ocidental, em 1974.

Mais de 50 desenhos foram enviados à Fifa por especialistas de sete países, e o projeto escolhido foi o do artista italiano Silvio Gazzaniga.

Ao contrário do troféu anterior, que foi entregue em definitivo ao Brasil como primeiro país a conquistar três Copas do Mundo, a atual taça permanece sempre com a Fifa, e uma réplica é entregue aos tricampeões.

Fonte: Reuters.

Nenhum comentário:

Postar um comentário