COMENTÁRIO
Scarcela
Jorge.
RESULTADO
DO EMEN, UM FRACASSO!
Nobres:
Permanecermos
com esta despreocupação quanto ao ensino básico, vamos, daqui a alguns anos,
considerar alfabetizados aqueles indivíduos, que, mal e parcamente assinem os
seus nomes. No último Enem, quase 6,2 milhões de alunos prestaram exame para
tentar, no futuro, uma vaga nas universidades. Pasmem… 530 mil tiraram zero na
redação, apenas 250 tiraram 10! O desempenho vem caindo a cada ano, tendo, de 2013
para 2014, despencado 9,7%! O senhor ministro da Educação – cearense, recém
saído do mandato de governador: como o Ceará é o “centro das atenções do
universo” o rei ! - Engenheiro, especialista em construir prédios para escolas
profissionalizantes no nosso Estado do Ceará, alegou no Jornal Nacional que “o
aluno tem muitas matérias, muitas vezes desnecessárias à sua área de interesse
e isso o desanima, daí o mau desempenho”. - Que desculpa absurda! – ainda no
final da década de sessenta estudamos idiomas curricular no ginásio. Não sabíamos
para que, mas isso nunca foi desculpa para um mau desempenho em qualquer
disciplina. – Ministro; secretários estaduais e municipais da Educação. -
Despertem! Aceitem e tenham coragem de encarar o problema simples, mas
absolutamente básico e indispensável à melhoria do ensino do Brasil! Os alunos
não podem sair do ensino básico sem saber ler, escrever e interpretar! É
simples assim! Não existe mágica! Programa de alfabetização na idade certa (até
aos oito anos). Absurdo! Há décadas, se não séculos, os alunos entravam
na escola aos seis anos; eram alfabetizados; aos sete, estavam no 2º ano e aos
oito no 3º, completamente alfabetizados. Será que as crianças “emburreceram” e
por isso têm que ser alfabetizadas mais tarde ou esta proposta interessa às
estatísticas do governo? Não. As crianças não “emburreceram”. Muito pelo
contrário! Hoje, estão muito mais prontas e capazes de absorver tudo o que lhes
ensinamos. Onde ficou a aula de leitura e escrita, orientada, como atividade
diária em sala de aula? Neste assunto, precisamos voltar ao passado! Não
permitam que os alunos deixem o ensino básico sem saber ler, escrever pensar e interpretar
e o Ensino Médio, com certeza, passarão a apresentar resultados surpreendentes.
Na questão da educação do município, a raiz do ensino, naturalmente o
fundamental, começa pelo indicativo de prefeitos naturalmente incapazes de
administrar, e de até “fazer o uso do discurso mau fadado” atestado nojento e
que expressa o “analfabetismos embromador” de gestor, obviamente se alia a
corrupção (vide TCM/TCE) referindo-se tão somente a capacidade de bajular
esteia resultados deprimentes como estão.
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