sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

COMENTÁRIO - SCARCELA JORGE - SEXTA-FEIRA, 16 DE JANEIRO DE 2015

COMENTÁRIO
Scarcela Jorge.

RESULTADO DO EMEN, UM FRACASSO!
Nobres:
Permanecermos com esta despreocupação quanto ao ensino básico, vamos, daqui a alguns anos, considerar alfabetizados aqueles indivíduos, que, mal e parcamente assinem os seus nomes. No último Enem, quase 6,2 milhões de alunos prestaram exame para tentar, no futuro, uma vaga nas universidades. Pasmem… 530 mil tiraram zero na redação, apenas 250 tiraram 10! O desempenho vem caindo a cada ano, tendo, de 2013 para 2014, despencado 9,7%! O senhor ministro da Educação – cearense, recém saído do mandato de governador: como o Ceará é o “centro das atenções do universo” o rei ! - Engenheiro, especialista em construir prédios para escolas profissionalizantes no nosso Estado do Ceará, alegou no Jornal Nacional que “o aluno tem muitas matérias, muitas vezes desnecessárias à sua área de interesse e isso o desanima, daí o mau desempenho”. - Que desculpa absurda! – ainda no final da década de sessenta estudamos idiomas curricular no ginásio. Não sabíamos para que, mas isso nunca foi desculpa para um mau desempenho em qualquer disciplina. – Ministro; secretários estaduais e municipais da Educação. - Despertem! Aceitem e tenham coragem de encarar o problema simples, mas absolutamente básico e indispensável à melhoria do ensino do Brasil! Os alunos não podem sair do ensino básico sem saber ler, escrever e interpretar! É simples assim! Não existe mágica! Programa de alfabetização na idade certa (até aos oito anos). Absurdo!  Há décadas, se não séculos, os alunos entravam na escola aos seis anos; eram alfabetizados; aos sete, estavam no 2º ano e aos oito no 3º, completamente alfabetizados. Será que as crianças “emburreceram” e por isso têm que ser alfabetizadas mais tarde ou esta proposta interessa às estatísticas do governo? Não. As crianças não “emburreceram”. Muito pelo contrário! Hoje, estão muito mais prontas e capazes de absorver tudo o que lhes ensinamos. Onde ficou a aula de leitura e escrita, orientada, como atividade diária em sala de aula? Neste assunto, precisamos voltar ao passado! Não permitam que os alunos deixem o ensino básico sem saber ler, escrever pensar e interpretar e o Ensino Médio, com certeza, passarão a apresentar resultados surpreendentes. Na questão da educação do município, a raiz do ensino, naturalmente o fundamental, começa pelo indicativo de prefeitos naturalmente incapazes de administrar, e de até “fazer o uso do discurso mau fadado” atestado nojento e que expressa o “analfabetismos embromador” de gestor, obviamente se alia a corrupção (vide TCM/TCE) referindo-se tão somente a capacidade de bajular esteia resultados deprimentes como estão.
Antônio Scarcela Jorge.

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