Candidatos gastaram R$ 20 milhões. - Os quatro
postulantes a governador do Ceará enviaram a segunda prestação de contas
parcial ao TSE.
Despesa com pagamento de pessoal
e impressão de materiais de propaganda são os principais gastos dos candidatos
ao Governo do Estado do Ceará, conforme o detalhamento do Tribunal Superior
Eleitoral (TSE) a partir de dados declarados pelos postulantes na segunda
parcial da prestação de contas. Juntas, as quatro campanhas eleitorais já
custam mais de R$ 20,8 milhões.
À exceção de Ailton Lopes (PSOL),
o que mais pesou aos outros postulantes foram custos de pessoal. Com a campanha
mais cara para o Governo até agora, no valor de R$ 11,3 milhões, a maior
despesa de Camilo Santana (PT) foi com atividades de militância e mobilização
de rua, total de R$ 4,3 milhões, além de R$ 879 mil destinados a serviços
prestados por terceiros.
O postulante Eunício Oliveira
(PMDB), que declarou pelo comitê financeiro da coligação despesas de R$ 8,8
milhões na campanha, investiu pouco mais da metade que o adversário em custos
com pessoal, R$ 2,3 milhões.
Já Eliane Novais (PSB), que já
desembolsou mais de R$ 568 mil, tem como as duas maiores despesas serviços
prestados por terceiros (no valor de R$ 245 mil) e atividades de militância e
mobilização de rua (R$ 130 mil). Ailton Lopes pagou apenas R$ 300 com a
prestação de serviços por terceiros.
Também pesou no orçamento dos
candidatos a verba aplicada em publicidade. Enquanto Camilo Santana investiu R$
2,6 milhões em publicidade por materiais impressos, R$ 507 mil em placas,
estandartes e faixas e R$ 428 mil em carros de som, Eunício Oliveira declarou
ao TSE gastos nos valores de R$ 1,3 milhão em publicidade por materiais
impressos e R$ 575 mil em placas, estandartes e faixas.
Eliane Novais, por sua vez,
investiu R$ 46,9 mil em impressos e R$ 23 mil em publicidade por jornais e
revistas. Já a campanha de Ailton Lopes, cujo total de gastos declarados é R$
33,2 mil, concentra suas maiores despesas na publicidade por materiais
impressos, somando R$ 20,8 mil. O segundo maior gasto do socialista é com a
produção de programas de rádio, televisão ou vídeo, cujo é de R$ 5 mil.
A produção de programas
audiovisuais também foi a segunda maior despesa declarada por Eunício, mas com
um valor bem mais avantajado: o investimento do peemedebista no serviço foi de
R$ 1,5 milhão. Para o mesmo produto, Camilo destinou R$ 461 mil e Eliane não
detalhou nenhuma despesa. Eunício ainda gastou R$ 1 milhão sem especificar,
resumindo as despesas apenas como "baixa de recursos estimáveis em
dinheiro" para a direção nacional e outros financiadores da campanha.
Arrecadação
Embora Eunício tenha declarado as
despesas de campanha pelo comitê financeiro da coligação, dados do TSE revelam
que a arrecadação da candidatura foi apresentada tanto no nome do próprio
candidato, R$ 6,3 milhões, como do comitê financeiro, R$ 9,7 milhões. Dessa
forma, não está claro no site do Tribunal qual o montante correspondente ao
valor total arrecadado na campanha do peemedebista.
Quanto às doações a Eunício
Oliveira, a maior parte do valor é declarada como repasse da direção estadual e
o restante, no valor de R$ 78,2 mil, é proveniente da campanha do candidato ao
Senado Federal Tasso Jereissati (PSDB). Já as doações arrecadadas pelo comitê
financeiro da campanha são originárias tanto da direção nacional do partido, no
valor de R$ 8,4 mil reais, como por financiamento de empresas no ramo de
segurança, moda, distribuição, moagem de trigo, venda de medicamentos e de
empreendimentos imobiliários.
Segundo o vice-prefeito de
Fortaleza e coordenador da campanha de Eunício, Gaudêncio Lucena (PMDB), os R$
6,3 milhões simbolizam o que foi efetivamente gasto pela campanha do candidato.
Já os R$ 9,7 milhões representam o total arrecadado pelo comitê financeiro da
coligação.
Camilo Santana arrecadou, até 2
de setembro último, R$ 8,9 milhões. Desse valor, R$ 5 milhões foram repassados
à campanha do postulante pela direção estadual. Entre os doadores originários,
estão empresas dos ramos de construção, imobiliários, alimentos e calçados. O
restante do valor arrecadado, cuja soma é de R$ 3,8 milhões, foi doado
diretamente à campanha por empresários e pessoas físicas das áreas de indústria
metalúrgica, construção e alimentos.
Eliane Novais arrecadou um total
de R$ 594 mil, sendo que a maior parte também foi repassado pela direção
estadual do partido. As doações originais são provenientes de empresas de
serviços bancários e de lubrificantes de automóveis. A própria candidata
desembolsou R$ 9 mil para financiar sua campanha. Ailton Lopes, por sua vez,
arrecadou R$ 37,7 mil exclusivamente por doações de 106 pessoas físicas e R$
2.550 de recursos próprios.
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