quinta-feira, 11 de setembro de 2014

NOVA PESQUISA DATAFOLHA

 DATAFOLHA
DILMA E MARINA ESTÃO EMPATADAS NO 2º TURNO

Segundo instituto, esta é a primeira vez que a candidata do PSB tem oscilação negativa na avaliação dos eleitores.

São Paulo. Pesquisa Datafolha divulgada ontem mostra empate entre a presidente Dilma Rousseff (PT) e a candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, nos dois turnos da disputa ao Planalto. Nas intenções de voto para o primeiro turno, Dilma tem 36% contra 33% de Marina. Em terceiro lugar, o senador Aécio Neves (PSDB) registra 15%. Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (PSOL) e Eduardo Jorge (PV) têm 1% cada. Os demais candidatos somam 1%. Indecisos são 7% e os que pensam em votar em branco ou nulo, 6%.

Na pesquisa anterior, divulgada no último dia 3 deste mês, a petista aparecia com 35% sobre 34% da pessebista. A margem de erro do levantamento divulgado ontem é de dois pontos para mais ou para menos.
Segundo o Datafolha, "é a primeira vez que Marina tem oscilação negativa em suas intenções de voto desde que entrou oficialmente na disputa". O levantamento de ontem indica que, em um eventual segundo turno entre Dilma e Marina, elas também aparecem empatadas tecnicamente. A candidata do PSB tem 47% e a do PT, 43% (na semana passada, Marina vencia por 48% a 41%). Na simulação de segundo turno entre Dilma e Aécio, a petista vence por 49% a 38% (mesmos índices da semana anterior). Num eventual segundo turno entre Marina e Aécio, o resultado foi 54% a 30% para a candidata do PSB (ante os 56% a 28% da semana passada).

Na modalidade espontânea da pesquisa (em que o pesquisador somente pergunta ao entrevistado em quem ele pretende votar, sem apresentar a lista de candidatos), a presidente Dilma aparece na frente com 28% das intenções, Marina Silva tem 24% e Aécio Neves 10%.

Rejeição

O levantamento mostrou, ainda, que a taxa de rejeição de Dilma Rousseff oscilou de 32% para 33%. O índice de Aécio Neves passou de 21% para 23% e de Marina Silva oscilou de 16% para 18%. Os demais candidatos registraram os seguintes percentuais: Pastor Everaldo: 22%; Zé Maria: 18%; Levy Fidelix: 17%; Eymael: 16%; Rui Costa Pimenta: 15%; Luciana Genro: 15%; Eduardo Jorge: 14%; e Mauro Iasi: 13%.

Avaliação da presidente

A pesquisa mostra que a administração da presidente Dilma Rousseff tem a aprovação de 36% dos entrevistados - mesmo índice do levantamento anterior, que se refere aos entrevistados que classificaram o governo como "ótimo" ou "bom". Os que julgam o governo "ruim" ou "péssimo" são 24%, segundo o Datafolha. Para 38%, o governo é "regular". Os dois índices são os mesmos do levantamento anterior.

Vox Populi também revela pleito acirrado

Belo Horizonte. Pesquisa Vox Populi divulgada ontem mostrou a ex-ministra Marina Silva (PSB) com 42% das intenções de voto contra 41% da presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT), em empate técnico, em um eventual segundo turno da eleição presidencial de outubro.

Segundo a pesquisa, publicada no site da revista "Carta Capital", Dilma lidera no primeiro turno com 36% das intenções de voto, ante 28% de Marina e 15% de Aécio Neves, do PSDB. A margem de erro de 2,2 pontos. O levantamento é o primeiro do instituto Vox Populi para a revista "Carta Capital" desde a entrada de Marina na corrida presidencial no lugar de Eduardo Campos, que morreu em acidente aéreo em agosto.
O campo da pesquisa Vox Populi foi realizado após a divulgação, na sexta-feira (5), de denúncias de um suposto esquema de corrupção na Petrobras. De acordo com a "Carta Capital", no entanto, o caso "ainda não surtiu efeitos eleitorais".

Aécio tem o maior índice de rejeição entre os candidatos, com 45%, segundo a pesquisa, enquanto a rejeição a Dilma alcança 42% e a Marina, 40%.

Fonte: dados – Datafolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário