domingo, 14 de setembro de 2014

COMENTÁRIO - SCARCELA JORGE - DOMINGO, 14 DE SETEMBRO DE 2014

COMENTÁRIO
Scarcela Jorge.

DESCULPA ESFARRAPADA.

Nobres:
O “aforismo do lulopetismo” estabelece o conceito filosófico de que não vi nada, não sei de nada e agora uma nova ofensiva para encontrar justificativas, já experimentada por boa parte do eleitorado brasileiro, numa “imperfeita” comunhão de entendimento de que o normativo petista de escândalos vem agradando esse segmento, por razões obvias para se manifestar. Umas das razões que ofende a lógica e o bom senso a tentativa do secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, de aproveitar a denúncia de corrupção na Petrobras como justificativa para a adoção do financiamento público de campanhas eleitorais. Diante do abalo provocado pelo vazamento de acusações a políticos feitas à Polícia Federal pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, o secretário alegou que, enquanto houver financiamento empresarial de campanha, será impossível controlar a corrupção, que, na sua opinião, afeta todos os partidos, sem exceção. Afora ser uma confissão de fragilidade moral de sua própria legenda, a declaração tenta reforçar a defesa da reforma política que o PT e os movimentos sociais que lhe dão sustentação querem fazer mesmo à revelia do Congresso, por plebiscito popular e Constituinte exclusiva. O principal propósito parece ser a institucionalização do financiamento público de campanha, um modelo inadmissível na situação atual. Na prática, o que existe hoje não deixa de ser uma espécie de financiamento público resultante do aparelhamento político-partidário de ministérios e empresas estatais. Essa deformação se constitui numa porta escancarada para a subtração de recursos dos contribuintes. Falta apenas oficializar a fraude. E é justamente esse modelo perverso de transformar campanhas eleitorais em negócios lucrativos que já deveria ter acabado há muito tempo. Só não acaba porque a decisão depende de políticos aos quais não interessa pôr um fim às facilidades geradas pelo uso do setor público em proveito próprio, de familiares, de amigos e correligionários. Infelizmente, também o Judiciário tem tergiversado nessa questão. Proposta liderada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vetando o financiamento de empresas para campanhas e permitindo apenas as de pessoas físicas até um determinado limite segue com votação pendente no Supremo Tribunal Federal (STF). É essa demora que faz com que, até agora, três empresas tenham bancado nada menos que 39% dos gastos dos três principais concorrentes ao Planalto. Ninguém imagina que, ao contribuírem com quantias consideráveis, muitas vezes sob a forma de caixa 2, as corporações estejam interessadas apenas no fortalecimento da democracia. O que querem, obviamente, é a posterior retribuição de favores. O país não tem mais como permitir que políticos em busca de votos continuassem sendo financiados nos moldes atuais, favorecidos por deficiências sérias na fiscalização. O veto aos recursos de empresas e um maior rigor contra o caixa 2 são providências inadiáveis. Transparece-nos de forma impar, que iremos vivenciar essas questões desleixadas, se não, inovar a capacidade racional da maioria dos eleitores brasileiros que não sejam a compra de votos ponto de afirmação dos políticos genericamente corruptos.

Antônio Scarcela Jorge.

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