SCARCELA JORGE |
COMENTÁRIO
Scarcela JorgeVICISSITUDE CONFUSA.
Nobres:
A Constituição Brasileira (1988) estabelece para nossa
república federativa que o projeto de lei é discutido e votado, enviado à
sanção ou promulgação e a casa revisora ou aprova ou arquiva ou rejeita. Quando
concluída a votação ele é enviado ao Presidente da República que o sancionará considerando
sua constitucionalidade e comunicará o veto ou promulgará a lei dentro de 48
horas. Desse jeito funciona o tempo e ação de promulgar leis. Dentro de este
contexto fragmentar para a teoria estritamente sociológica as origens do
espírito capitalista demonstrando seu desenvolvimento desde o século XVI nos
primeiros centros de desenvolvimento um fato histórico também contemporâneo, ou
seja, atualizável e hodierno. A rigidez dessa ética perceba adequada ao ambiente,
ao prazer e o divertimento ao racionalismo econômico. A disciplina considerada
molde que estimula a atividade econômica. A atividade profissional é vista como
dever e virtude a ser desempenhada com eficiência. Essas ações são orientadas e
desenvolvem condições propícias ao capitalismo, a cultura modificada gera novos
comportamentos que objetiva estabelecer uma nova ordem moral para sustentar a
essência do sistema de produção cultural, inclusive a material. A conexão de
sentido nas ações sociais não é subordinada à economia conhecer o que pode ser
provado e pontuou duas formas de apreender o "significado" de uma
ação social, a saber: uma as ações de natureza racional e outra as ações de
natureza irracional tais como as reações emocionais. Neste lado, por exemplo,
discorreram seu objeto e conceito de vocação em Lutero desembocou no
capitalismo enquanto a cultura capitalista moderna vivenciada pelas pessoas na
condução racionalizada e metódica de levar a vida. Relacionou à exemplo da
complexidade existente nas primeiras sociedades capitalistas a ética e moralidade.
Em tempos modernos se apresenta em traços culturais puramente religiosos. Não
podemos tocar em matéria política sem falar em democracia e o exemplo mais
ilustre é o norte americano, ambiente de um povo referência política para os
brasileiros principalmente em questões de atualização de quadros e referências
político-partidárias apreendeu a igualdade imaterial, um princípio que
constitui e ordena socialmente a democracia, as leis e costumes impregnados por
esse princípio de igualdade imaterial fornecem as condições de funcionamento de
uma republica democrática. Essa igualdade é um modo de existência social, um
conjunto de paixões e uma dinâmica política indefinida, compreendida pela
conseqüência e os comportamentos que induz deveriam ser fenômenos duradouros Os
grupos religiosos são prenhes de idéias e sentimentos que sustentam a sua noção
de democracia e de sociedade, incluindo a noção de família. Elas influenciam a
sociedade civil ou política. Esse amor pela igualdade e poder social e naturalizado
e guia os indivíduos inspirando confiança no Estado ou nos representantes
políticos que prezam ou falam em justiça, do que é justo. Na justa medida do
gosto pelo bem-estar, colocando os civis na dependência dos governantes, sendo livres
as associações cívicas. Esse modelo de união sentimento-opinião foi transferido
para o Brasil. Podemos de modo simples começar a compreender a informação e não
sair por aí repetindo a palavra alienação sem saber diferir categoria de
conceito. Enfim, temos como sociedade cívica o dever de interpretar. Se fizer
importante entendermos, então, as questões teóricas das relações entre Estado e
Democracia e esse conceito é entendido como um subsistema político
institucional para a instauração e progressiva institucionalização dos
princípios e procedimentos que regulam as forças políticas organizadas pelo
voto popular com vistas à conquista de postos políticos públicos. Esclarece que
o Estado não se limita a soberania. Em termos de representação política
significa espelhar a diversidade de interesses e segmentos sociais. O paradoxo
é que essas significações precisam ser continuamente recriadas como unidade de
ação e decisão para conseguir a união da República e representar a diversidade
social no jogo democrático. Requerendo, portanto mudanças na cultura política e
nos valores constitucionais que reformulem o modelo brasileiro de crescimento
para condicionar a liberdade como horizonte democrático.
Antônio
Scarcela Jorge.
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