quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

COMENTÁRIO SCARCELA JORGE - QUARTA-FEIRA, 14 DE DEZEMBRO DE 2016 (POSTADO ÀS 19:20 H)

SCARCELA JORGE








COMENTÁRIO­
Scarcela Jorge

EDUCAÇÃO DESAPROVADA.

Nobres:
Não é surpresa as estatísticas divulgadas pelo  o programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) acaba de comprovar o que a maioria das pessoas está cansada de saber: a qualidade da educação nas disciplinas matemática, leitura e ciências vão de mal a pior e dificilmente o Brasil conseguirá atingir as metas estabelecidas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para as próximas décadas. Apesar de que educadores em geral notadamente nesta região, ‘aqui é outro mundo’ estarem cursando nas melhores universidades do mundo! Pasmem os senhores que conserva a racionalidade. O resultado da prova aplicada na disciplina Ciências, em 2015, com 23.141 estudantes de 841 escolas, das 27 Unidades da Federação, deixou o Brasil atrás de países como Trinidad e Tobago, Costa Rica, Qatar, Colômbia e Indonésia. Singapura, que ficou em primeiro lugar, alcançou 564 pontos, enquanto Hong Kong aparece em segundo lugar, com 548 pontos e Macau, também na China, figurou na terceira colocação, com 544 pontos. A média de notas dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) ficou em 490 pontos, enquanto a nota do Brasil, que aparece apenas na 65ª colocação na disciplina de matemática, foi de 377 pontos, pouca coisa a frente da última colocada no ranking, a República Dominicana, que somou 328 pontos. Essa triste realidade reforça a necessidade de uma profunda reforma na grade curricular brasileira, mesmo porque todos os estudos, sejam eles internacionais ou nacionais, revelam que os estudantes brasileiros têm péssimo desempenho na disciplina de matemática. Quando avalia o quesito leitura, o ranking PISA também é desanimador, com os estudantes brasileiros aparecendo na 59ª colocação numa lista composta por 70 países. Enquanto a primeira colocada Singapura, obtiveram 535 pontos, seguida pelo Canadá e Hong Kong, ambos com 527 pontos, o Brasil ficou com 407 pontos, muito abaixo da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) com 407 pontos e pouca coisa melhor que a última colocada, Kosovo, que obteve 347 pontos. A situação do Brasil no ranking PISA também é vexatória na disciplina Ciências, onde os estudantes brasileiros ficaram com 401 pontos, número bem distante que os apresentados pelos estudantes de Singapura, que ficaram em primeiro lugar com 556 pontos e pouco melhor que o resultado obtido pelos estudantes da República Dominicana, que ficaram com 332 pontos. Na disciplina Ciências, exatos 81,96% dos estudantes avaliados ficaram entre o nível mais baixo de conhecimento e o nível 2, classificado como nível básico, volume muito acima da média da OCDE para esses grupos, que foi de 46,04%. Detalhe: o nível 2 de aprendizagem em Ciências é o mínimo necessário para se tornar um cidadão crítico e informado, numa prova inconteste que os jovens brasileiros não estão sendo preparados, tanto que os jovens avaliados não conseguem demonstrar as competências que vão permitir que eles participem efetivamente e produtivamente nas situações cotidianas relacionadas à ciência e tecnologia. Uma nação que não consegue preparar seus jovens para entender a ciência ou conviver com as novas tecnologias nunca será desenvolvida, de forma que o Brasil será fadado a permanecer como país de terceiro mundo caso as autoridades não promovam uma revolução na educação, priorizando o ensino infantil, implantando o tempo integral no ensino fundamental e médio, mudando a grade curricular e assegurando igualdade de princípios às crianças. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico aponta a distorção aluno-série, ou seja, alunos que estão em séries inferiores às correspondentes para suas idades e que, portanto, aprenderam menos que os demais, como uma das causas para o desempenho pífio dos estudantes brasileiros no Programa Internacional de Avaliação de Alunos, mas, na verdade, existe um conjunto de fatores que levaram à essa triste realidade. O principal deles é a péssima estrutura das escolas públicas brasileiras, onde a maioria dos estudantes não é seduzida para aprender de forma lúdica em condições de igualdade com os alunos que freqüentam escolas particulares. Na seqüência, aparece a distorção nas grades curriculares, com pouca margem para o educador revolucionar na hora de aplicar as disciplinas de matemática, ciência ou leitura. Por fim, a baixa remuneração dos professores da rede pública de ensino, fator que nem mesmo a Lei n° 11.738, que instituiu o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, conseguiu corrigir. Fica claro, portanto, que o desempenho dos estudantes brasileiros no ranking PISA apenas reflete a pouca prioridade que os governantes dão à educação. Para esses alienados pelos políticos corruptos que riem desse bando, estão cientes da ignorância do analfabetismo reinante nesta plaga.
Antônio Scarcela Jorge.

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