PRESIDENTE EM EXERCÍCIO EMBARCOU EM IPANEMA, SENTIDO BARRA.
O presidente em exercício, Michel
Temer, participou na manhã deste sábado (30) da inauguração da Linha 4 do Metrô
do Rio.
Temer entrou no
acesso B da Estação Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, Zona Sul do Rio, por
volta das 10h33. Ele era esperado na Estação Jardim Oceânico, na Barra da
Tijuca, Zona Oeste do Rio, para onde embarcou por volta das 11h08.
Também entraram
na estação o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, o Ministro do Esporte,
Leonardo Picciani, o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, além do
governador do Rio, Francisco Dornelles, o governador licenciado, Luiz Fernando
Pezão, que fazia sua primeira aparição pública depois do anúnciado da resolução
de seu linfoma, e o prefeito Eduardo Paes.
A Rua Maria
Quitéria ficou interditada entre 10h43 e 11h36. A Praça estava com forte
aparato de segurança, com vários militares armados. Vários curiosos
acompanharam a chegada da comitiva. Até às 10h54, não havia sido registrado
nenhum protesto ou tumulto no local.
Temer chegou à
Estação Jardim Oceânico por volta das 11h e foi recepcionado por outros
ministros, como o da Segurança e Cidadania Alexandre de Moraes, e os deputados
Celso Pansera e Julio Lopes.
Pezão foi
lembrado no primeiro dos discursos de inauguração, já na Estação Jardim
Oceânico, por Paes, que pediu uma salva de palmas para ele:
"Os médicos
disseram que ele está curado", afirmou, ressaltando a alegria da primeira
dama, Maria Lúcia Horta, que o acompanhou à cerimônia.
"Essa é a
maior transformação de mobilidade urbana no mundo por conta de uma Olimpiada,
para aqueles que ainda colocam dúvida sobre a importância do legados dos logos
olímpicos para a cidade", acrescentou Paes.
Já o governador
licenciado pediu licença a temer para fazer um agradecimento a presidente
afastada.
"A
presidenta Dilma foi fundamental na liberação de recursos para essa obra",
afirmou, destacando que o presidente em exercício também liberou recursos.
Em seu discurso,
Temer lembrou que, como então presidente da Câmara, esteve me Copenhague com o
então governador Sérgio Cabral, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva e
Carlos Arthur Nuzmann durante a escolha do Rio como sede da olimpíada.
Ainda durante o
seu pronunciamento, o presidente em exercício afirmou que estava feliz em
reencontrar Luiz Fernando Pezão e que, para ele, o governador licenciado estava
mais bonito após o tratamento do linfoma.
“Eu quero
registrar a alegria de reencontrar o Pezao. Há males que vem para o bem e eu
tomo a liberdade de comentar que você está até melhor. Está mais bonito”,
disse.
Temer afirmou
ainda que acredita que a Olimpíada vai "irmanar os brasileiros
novamente". "Eu tenho absoluta convicção que o Rio de Janeiro vai
mostrar ao mundo todo que é capaz não só nacionalmente mas internacionalmente.
Naturalmente estaremos aqui para os jogos olímpicos torecendo pelo Brasil, mas
principalmente pela paz", disse
Mais de R$ 9
bilhões e atrasos.
Pelo projeto
inicial da ligação da Zona Sul à Zona Oeste pelo metrô, concebido por
engenheiros alemães, a linha deveria ter ficado pronta em 1990, passando pelo
Méier, na Zona Norte. Sua construção, no entanto, só saiu do papel em 2010,
como parte das obras de mobilidade com foco na Olimpíada, e contemplou apenas o
trecho entre Ipanema e Barra. As obras consumiram mais de R$ 9 bilhões e foram
marcadas por constantes atrasos.
A linha 4 do
metrô do Rio, a maior obra de mobilidade da cidade desde os anos de 1980, vai
ser inaugurada neste sábado (30). Com 16 quilômetros de extensão, ela passa a
fazer a ligação da Zona Sul à Zona Oeste e deverá transportar, em média, mais
de 300 mil pessoas por dia quando estiver com operação total.
Dia 1º de agosto,
ela passa a atender somente o público que irá assistir às competições
olímpicas. O restante da população poderá utilizar a nova linha a partir de
setembro.
No total, são
seis estações da nova linha: Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de
Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz. O tempo de viagem entre a Barra
e Ipanema é estimado em 13 minutos. Da Barra ao Centro, 34 minutos.
Durante os jogos
da Rio 2016 vão circular apenas seis trens pela Linha e somente as pessoas com
ingressos poderão utilizá-la.
Apenas no dia
seguinte à paralimpíada, 19 de setembro, a Linha 4 estará aberta à população,
mas somente das 11h às 15h. O horário de funcionamento será ampliado
gradativamente.
A expectativa é
que até o final do ano a linha opere com o horário completo do metrô.
O secretário de
Transportes, Rodrigo Vieira, ressaltou que o projeto da Linha 4 foi um grande
desafio". A gente fez o maior túnel do metro entre estações metroviárias
em rocha do mundo.
A gente passou a
duas vezes e meia a altura do Pão de Açúcar entre São Conrado e Barra e entrou
com a máquina inundada no Jardim de Alah como se fosse um submarino. Foram
feitas inúmeras reengenharias para garantir essa entrega", disse.
A reportagem fez
uma comparação sobre o tamanho do metrô do Rio. Ele ainda continua atrás dos
metrôs de São Paulo e da Cidade do México.
Todos foram criados em 1968. O do
México foi o que mais cresceu e tem 225,9 quilômetros. O de São Paulo vem
depois com 78,4 quilômetros. O do Rio vem por último com 58 quilômetros.
História do
metrô do Rio.
O metrô do Rio
já nasceu atrasado. A ata de fundação foi assinada na noite de 12 de dezembro
de 1968. E como os cartórios já estavam fechados, o nascimento oficial da
companhia ficou para o dia seguinte.
A primeira linha
da cidade foi inaugurada somente 11 anos depois, em 1979 com apenas 4,3
quilômetros de trilhos na área central.
As estações
pioneiras a entrar em operação foram Cinelândia, Praça Onze, Central,
Presidente Vargas e Glória.
Um ano depois, a
linha 1 foi expandida, com a inauguração das estações Uruguaiana e Estácio.
Em janeiro de
1981, foi a vez de a Estação Carioca ser concluída.
No mesmo ano foram
inauguradas também as Estações Catete, Morro Azul - hoje, Flamengo - e
Botafogo.
Também em 1981
foi inaugurada a Linha 2, que contava apenas com as Estações São Cristóvão e
Maracanã. No final do mesmo ano foi inaugurada a Estação Largo do Machado.
O metrô chegou à
Zona Norte em 1982 com o início das operações das Estações de Afonso Pena, São
Francisco Xavier e Saens Peña.
Somente em 1984 teve início a operação comercial
da Linha 2, cuja expansão só foi totalmente concluída em 1996, com a
inauguração das estações de Thomaz Coelho e Vicente de Carvalho.
Fonte: G1 – RJ.
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