domingo, 31 de julho de 2016

NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO - ASSOCIADO AS OLIMPÍADAS

 COM TEMER E PEZÃO, LINHA 4 DO METRÔ NO RIO É INAUGURADA
PRESIDENTE EM EXERCÍCIO EMBARCOU EM IPANEMA, SENTIDO BARRA.

O presidente em exercício, Michel Temer, participou na manhã deste sábado (30) da inauguração da Linha 4 do Metrô do Rio.

Temer entrou no acesso B da Estação Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, Zona Sul do Rio, por volta das 10h33. Ele era esperado na Estação Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, para onde embarcou por volta das 11h08.

Também entraram na estação o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, o Ministro do Esporte, Leonardo Picciani, o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, além do governador do Rio, Francisco Dornelles, o governador licenciado, Luiz Fernando Pezão, que fazia sua primeira aparição pública depois do anúnciado da resolução de seu linfoma, e o prefeito Eduardo Paes.

A Rua Maria Quitéria ficou interditada entre 10h43 e 11h36. A Praça estava com forte aparato de segurança, com vários militares armados. Vários curiosos acompanharam a chegada da comitiva. Até às 10h54, não havia sido registrado nenhum protesto ou tumulto no local.

Temer chegou à Estação Jardim Oceânico por volta das 11h e foi recepcionado por outros ministros, como o da Segurança e Cidadania Alexandre de Moraes, e os deputados Celso Pansera e Julio Lopes.

Pezão foi lembrado no primeiro dos discursos de inauguração, já na Estação Jardim Oceânico, por Paes, que pediu uma salva de palmas para ele:

"Os médicos disseram que ele está curado", afirmou, ressaltando a alegria da primeira dama, Maria Lúcia Horta, que o acompanhou à cerimônia.

"Essa é a maior transformação de mobilidade urbana no mundo por conta de uma Olimpiada, para aqueles que ainda colocam dúvida sobre a importância do legados dos logos olímpicos para a cidade", acrescentou Paes.

Já o governador licenciado pediu licença a temer para fazer um agradecimento a presidente afastada.

"A presidenta Dilma foi fundamental na liberação de recursos para essa obra", afirmou, destacando que o presidente em exercício também liberou recursos.

Em seu discurso, Temer lembrou que, como então presidente da Câmara, esteve me Copenhague com o então governador Sérgio Cabral, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Carlos Arthur Nuzmann durante a escolha do Rio como sede da olimpíada.

Ainda durante o seu pronunciamento, o presidente em exercício afirmou que estava feliz em reencontrar Luiz Fernando Pezão e que, para ele, o governador licenciado estava mais bonito após o tratamento do linfoma.

“Eu quero registrar a alegria de reencontrar o Pezao. Há males que vem para o bem e eu tomo a liberdade de comentar que você está até melhor. Está mais bonito”, disse.

Temer afirmou ainda que acredita que a Olimpíada vai "irmanar os brasileiros novamente". "Eu tenho absoluta convicção que o Rio de Janeiro vai mostrar ao mundo todo que é capaz não só nacionalmente mas internacionalmente. Naturalmente estaremos aqui para os jogos olímpicos torecendo pelo Brasil, mas principalmente pela paz", disse

Mais de R$ 9 bilhões e atrasos.

Pelo projeto inicial da ligação da Zona Sul à Zona Oeste pelo metrô, concebido por engenheiros alemães, a linha deveria ter ficado pronta em 1990, passando pelo Méier, na Zona Norte. Sua construção, no entanto, só saiu do papel em 2010, como parte das obras de mobilidade com foco na Olimpíada, e contemplou apenas o trecho entre Ipanema e Barra. As obras consumiram mais de R$ 9 bilhões e foram marcadas por constantes atrasos.

A linha 4 do metrô do Rio, a maior obra de mobilidade da cidade desde os anos de 1980, vai ser inaugurada neste sábado (30). Com 16 quilômetros de extensão, ela passa a fazer a ligação da Zona Sul à Zona Oeste e deverá transportar, em média, mais de 300 mil pessoas por dia quando estiver com operação total. 

Dia 1º de agosto, ela passa a atender somente o público que irá assistir às competições olímpicas. O restante da população poderá utilizar a nova linha a partir de setembro.

No total, são seis estações da nova linha: Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz. O tempo de viagem entre a Barra e Ipanema é estimado em 13 minutos. Da Barra ao Centro, 34 minutos.

Durante os jogos da Rio 2016 vão circular apenas seis trens pela Linha e somente as pessoas com ingressos poderão utilizá-la.

Apenas no dia seguinte à paralimpíada, 19 de setembro, a Linha 4 estará aberta à população, mas somente das 11h às 15h. O horário de funcionamento será ampliado gradativamente.

A expectativa é que até o final do ano a linha opere com o horário completo do metrô.

O secretário de Transportes, Rodrigo Vieira, ressaltou que o projeto da Linha 4 foi um grande desafio". A gente fez o maior túnel do metro entre estações metroviárias em rocha do mundo.

A gente passou a duas vezes e meia a altura do Pão de Açúcar entre São Conrado e Barra e entrou com a máquina inundada no Jardim de Alah como se fosse um submarino. Foram feitas inúmeras reengenharias para garantir essa entrega", disse.

A reportagem fez uma comparação sobre o tamanho do metrô do Rio. Ele ainda continua atrás dos metrôs de São Paulo e da Cidade do México. 

Todos foram criados em 1968. O do México foi o que mais cresceu e tem 225,9 quilômetros. O de São Paulo vem depois com 78,4 quilômetros. O do Rio vem por último com 58 quilômetros.

História do metrô do Rio.

O metrô do Rio já nasceu atrasado. A ata de fundação foi assinada na noite de 12 de dezembro de 1968. E como os cartórios já estavam fechados, o nascimento oficial da companhia ficou para o dia seguinte.

A primeira linha da cidade foi inaugurada somente 11 anos depois, em 1979 com apenas 4,3 quilômetros de trilhos na área central.

As estações pioneiras a entrar em operação foram Cinelândia, Praça Onze, Central, Presidente Vargas e Glória.

Um ano depois, a linha 1 foi expandida, com a inauguração das estações Uruguaiana e Estácio.

Em janeiro de 1981, foi a vez de a Estação Carioca ser concluída. 

No mesmo ano foram inauguradas também as Estações Catete, Morro Azul - hoje, Flamengo - e Botafogo.

Também em 1981 foi inaugurada a Linha 2, que contava apenas com as Estações São Cristóvão e Maracanã. No final do mesmo ano foi inaugurada a Estação Largo do Machado.

O metrô chegou à Zona Norte em 1982 com o início das operações das Estações de Afonso Pena, São Francisco Xavier e Saens Peña. 

Somente em 1984 teve início a operação comercial da Linha 2, cuja expansão só foi totalmente concluída em 1996, com a inauguração das estações de Thomaz Coelho e Vicente de Carvalho.
Fonte: G1 – RJ.

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