sexta-feira, 8 de julho de 2016

EXCELÊNCIA LADRÃO - PRESO MAIS UM FIGURÃO QUE OSTENTAVA CARGO NA REPÚBLICA

 CONSELHEIRO DO CARF PRESO PELA PF É JOÃO CARLOS DE FIGUEIREDO NETO.

Ele foi flagrado pedindo propina em troca de decisão favorável ao Itaú.

Banco disse que foi 'vítima' e que denunciou o conselheiro à polícia.

O conselheiro do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) preso na noite desta quarta-feira (6), em Brasília, é João Carlos de Figueiredo Neto. 

Ele foi preso em flagrante pedindo propina em troca de decisão favorável ao banco Itaú em um shopping em área nobre da capital.

A TV Globo deu a informação da prisão ainda na noite de quarta e conseguiu a confirmação do nome do conselheiro.

Segundo o site do Carf, Figueiredo Neto é conselheiro da segunda câmara da primeira seção de julgamento do órgão. 

Ele entrou na vaga em 2013, como representante dos contribuintes.

A prisão dele foi autorizada pelo juiz federal Marcus Vinícius dos Reis Bastos, após denúncia ser feita pelo próprio banco à PF. Em nota, o Itaú diz ter sido "vítima de conduta inadequada" do conselheiro e que espera "ter contribuído com a identificação de conduta contrária à ética e à lei" (leia abaixo a íntegra da nota).

O Carf é tribunal administrativo ligado ao Ministério da Fazenda que julga recursos sobre multas aplicadas pela Receita Federal a empresas. 

Apesar da semelhança com a Operação Zelotes, que também investiga fraudes no Carf, a prisão desta quarta não tem relação com as investigações. 

A Zelotes já resultou em condenações, indiciamento de executivos como o presidente do Bradesco e André Gerdau e tornou réu Joseph Safra, dono do Grupo Safra.
Leia a íntegra da nota do Itaú:

Esclarecemos que o Itaú Unibanco foi vítima de conduta inadequada de Conselheiro do CARF, que solicitou vantagens para nos beneficiar em julgamento de caso de nosso interesse. 

Dados os princípios éticos e de transparência que norteiam nossa atuação, voluntariamente reportamos os fatos às autoridades competentes, que passaram a monitorar as atividades do Conselheiro, culminando em sua prisão.

Com essa atitude, esperamos ter contribuído com a identificação de conduta contrária à ética e à lei.
Fonte: Agência O Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário