sexta-feira, 6 de março de 2015

BRASIL! SETOR DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA - RETROCESSO, ECONÔMICO/SOCIAL E MORAL

 PRODUÇÃO INDUSTRIAL CAI 5,2% EM JANEIRO NA COMPARAÇÃO ANUAL.


Segundo dados do IBGE, em relação a dezembro.

A produção industrial brasileira até chegou a subir 2% em janeiro; antes dezembro, mas o indicador caiu nas outras bases de comparação. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na relação com janeiro de 2014 a atividade caiu 5,2%, a 11ª taxa negativa seguida nesse tipo de comparação. Já no acumulado de 12 meses até janeiro, a produção recuou 3,5%. A expectativa em pesquisa era de que a produção tivesse alta de 1,5% em janeiro sobre o mês anterior na mediana das projeções de 23 analistas. Na base anual, a estimativa era de recuo de 4,7% na mediana de 19 projeções.

Na comparação anual, 20 dos 26 ramos pesquisados apresentaram queda. A indústria de veículos automotores, reboques e carrocerias recuaram 18,2%, exercendo a maior influência negativa sobre o índice. Segundo o instituto, aproximadamente 81% dos produtos analisados no setor automotivo tiveram redução na produção, especialmente automóveis, caminhões, caminhão-trator para reboques e semirreboques, carrocerias para caminhões, reboques e semirreboques e autopeças.

Também pesaram negativamente a produção de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, que caiu 6,1%, e de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos, que despencou 23,2% no período. A produção de máquinas e equipamentos também caiu 10,9% em relação a janeiro de 2014.

O IBGE lembra, porém, que janeiro de 2015 teve 21 dias úteis, um a menos do que igual mês do ano anterior.
Fonte: Agência Reuters.

Nenhum comentário:

Postar um comentário