sábado, 7 de fevereiro de 2015

"NOBEL DA CORRUPÇÃO"

 EM MINAS, LULA DEFENDE VACCARI E PEDE AO PT REAÇÃO A DENÚNCIAS.

Ex-presidente participou nesta quinta de reunião da executiva petista.
Tesoureiro da sigla prestou depoimento à PF após denúncias da Lava Jato.

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta sexta-feira (6), durante reunião da executiva nacional do PT, o tesoureiro petista João Vaccari Neto, investigado pela Polícia Federal (PF) na Operação Lava Jato. No encontro partidário realizado em Belo Horizonte, Lula também incitou os dirigentes do PT a reagirem a eventuais "ataques" contra a sigla gerados em razão dos desdobramentos da investigação do esquema de corrupção que atuava na Petrobras, informaram ao G1 deputados federais petistas.

Nesta quinta (5), Vaccari foi conduzido coercitivamente (quando a pessoa é levada para prestar depoimento e depois é liberada) à superintendência da Polícia Federal em São Paulo. A PF também realizou busca e apreensão na casa do petista, na capital paulista

O tesoureiro do PT foi citado pelo ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco como operador de propina paga por fornecedores da estatal do petróleo.

Lula falou por cerca de 25 minutos no encontro do PT, que foi fechado à imprensa. Segundo a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), Lula argumentou aos dirigentes petistas, sem citar nome, que tem petista que cometeu muitos erros, porém, isto não pode sacrificar o partido como um todo.

De acordo com o relato da parlamentar gaúcha, o ex-presidente também teria dito aos colegas de legenda que as denúncias que envolvem a Operação Lava Jato têm de ser apuradas antes de se atribui qualquer responsabilidade ao secretário de Finanças do PT. Na visão de Lula, não há provas do envolvimento de Vaccari com as denúncias de corrupção.

Rosário relatou ainda que Lula propôs que a direção do PT abra suas contas para demonstrar transparência diante das investigações.

Sob a condição de anonimato, um dirigente do PT disse que, na tentativa de dar uma “injeção de ânimo” na direção do partido, o ex-presidente ressaltou que é hora de o PT demonstrar "carinho" com Vaccari Neto.

Conforme o relato deste integrante da direção petista, neste momento, Lula olhou para Vaccari e disse diante dos demais dirigentes: "não tenho dúvidas sobre você".

"Não tolero que tenham cometido erros, quem cometeu, tem de pagar, mas não tenho dúvida sobre você", teria dito Lula a Vaccari, segundo dirigentes que participaram da reunião.
Suspeita sobre Vaccari.

Vaccari Neto foi citado pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e pelo doleiro Alberto Youssef, delatores do esquema, como o operador de propina cobrada pelo PT nos contratos da estatal com outras empresas.

Desde que teve o nome citado, Vaccari tem negado qualquer envolvimento com o esquema do doleiro Alberto Youssef e com as irregularidades na Petrobras. O G1 procura a defesa do tesoureiro para obter uma resposta sobre a condução coercitiva, mas até a última atualização desta reportagem não havia conseguido contato

Em dezembro, o Hora 1 da Notícia revelou com exclusividade documentos que citam a cunhada de Vaccari Neto como suposta destinatária de dinheiro do esquema de corrupção na estatal. O material faz parte das investigações da Operação Lava Jato.

O Hora 1 teve acesso a documentos que mostram uma negociação entre o doleiro Alberto Youssef e um funcionário da empresa OAS, em que o endereço da cunhada de Vaccari aparece como destino de uma entrega.

Um organograma feito pela Polícia Federal explica a suposta movimentação do dinheiro de Youssef para a empreiteira OAS. Segundo a PF, o funcionário da empresa José Ricardo Breghirolli, preso na operação, orienta Youssef a levar os valores para um endereço específico, o da cunhada de Vaccari, Marice Correa de Lima. O relatório dá detalhes da negociação.

Segundo os investigadores, o documento mostra entregas de dinheiro feitas por Youssef em várias cidades do país.
Fonte: O Globo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário