CIRO INTEGRA EQUIPE DE GOVERNO.
A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) confirmou
que o ex-ministro da Integração Nacional do primeiro governo do ex-presidente
Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006) Ciro Gomes (PROS) começou a trabalhar
nesta terça-feira (03) na empresa. De acordo com a companhia, Gomes ocupa o
cargo de “diretor da CSN responsável pela Transnordestina”, subsidiária
responsável por obras da ferrovia no Nordeste.
No
batente.
Ciro Gomes será o número um na hierarquia da
Transnordestina, acima do diretor-presidente interino, Ricardo Fernandes, que
assumiu o cargo em janeiro de 2014, após Angelo Baptista renunciar ao posto.
Ciro deverá assumir formalmente como diretor-presidente em breve. A empresa não
informou detalhes da contratação, como o tempo de vigência do contrato e o
salário. Gomes está trabalhando no prédio da CSN na Avenida Faria Lima, na
capital paulista.
“Pé de
meia”.
Em entrevista, ainda no final de 2014, Ciro já
havia admitido que estivesse analisando duas propostas da iniciativa privada no
estado de São Paulo. A CSN era uma das opções. Na ocasião, Ciro disse que está
preocupado em fazer seu “pé de meia”.
“Não tem nada fixo ainda, mas eu tô pensando em
ganhar algum dinheiro. Pela primeira vez na vida estou começando a me sentir
inseguro com relação ao futuro. E escrever. Eu tô com um livro novo na cabeça
sobre o Brasil e acredito que o ano que vem, pelo menos, eu vou ocupar com
essas duas tarefas. Vou fazer palestras sim, mas eu tenho duas propostas de
trabalho na iniciativa privada e eu vou examinar, dependendo do salário. São
ambas fora do Ceará. Vou ficar com muita saudade, mas, pelo menos por um ano,
eu preciso ganhar algum trocado”, revelou. Por cada palestra, Ciro diz que
recebe cerca de R$ 15 mil, líquidos.
Relação antiga.
Formado em Direito e com passagem pelo comando do Ministério da Fazenda
durante o governo Itamar Franco, Ciro tem uma relação antiga com o presidente
da CSN, Benjamin Steinbruch. Na campanha eleitoral de 2002, em que foi
candidato a presidente pelo PPS, por exemplo, ele usou um jatinho de uma das
empresas do Grupo Vicunha, de Steinbruch.
Desafios.
Ciro terá como principal desafio a conclusão da
ferrovia Transnordestina, obra orçada em R$ 7,5 bilhões que deveria ter sido
entregue em 2010, mas, após sucessivos problemas e paralisações, está prevista
para ser concluída até o final de 2016. A ferrovia foi lançada em 2006 como um
dos mais importantes projetos do ex-presidente Lula e incluída no PAC-2, no
primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff.
Fonte: AE.
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