quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

REALIDADE BRASIL "O PICADEIRO DA POLÍTICA"

 PARTIDOS SOFREM "EFEITO TIRIRICA": PIOR DO QUE ESTÁ, NÃO FICA.

Uma pesquisa recente do Datafolha, com avaliação do governo Dilma e perguntas sobre a Petrobras, mostrou que 41% dos entrevistados acreditam que os principais beneficiados pelo escândalo são os “partidos políticos”.

Juntando a outro dado divulgado logo após as eleições, têm-se um quadro ruim para a política institucional: no final de outubro 73% do eleitorado afirmaram ao Ibope ser sem partido, a maior taxa desde 1988.

E antes que se aponte o dedo para os “PTRALHAS”, vale lembrar que a maldição recai sobre todas as legendas. Segundo o Ibope de outubro, o PSDB tinha uma imagem tão ruim quanto a do PT: 45% dos eleitores tinham uma imagem “desfavorável” dos tucanos, contra 46% em relação ao PT.

Os partidos parecem sofrer do efeito Tiririca: pior do que está, não fica.

Com os partidos em baixa, parece restar aos políticos o investimento na imagem individual, como que para se distanciar do imbróglio.
Nestes termos, a pesquisa Datafolha não é ruim para Dilma. Embora 68% digam que a presidente “tem responsabilidade no caso” Petrobras e que seu governo teve mais corrupção do que os de FHC e Lula (só melhor do que Collor), outros 46% acreditam foi no governo Dilma que a corrupção foi mais investigada e os corruptos punidos (40%). Antes que se aponte o dedo para o Brasil “atrasado”, essa percepção favorável ao governo Dilma no quesito combate à corrupção é mais intensa quanto maior a renda do entrevistado.

Seja como for, com a imagem dos partidos em frangalhos, valerá a pena acompanhar o desempenho dos políticos nas redes sociais, onde eles são mais “gente como a gente”. Essa semana no Facebook Aécio apareceu ao lado da mulher e filhos, lembrou que foi dia de São João Del Rei; Marina Silva acompanhou a filha na PUC-Campinas onde ela faz um curso; e na página de Dilma ficamos sabendo que a presidente foi citada em episódio da série americana The Newsroom.

Entre as ruínas, a política vai se movimentando.

Fonte: AE.

                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário