quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

"PRESENTE GREGO" PARA CATEGORIA SETORIAL

 CID GOMES É NOMEADO MINISTRO DA EDUCAÇÃO.

ENSINO MÉDIO DEVE SER PRIORITÁRIO, DIZ CID APÓS SER NOMEADO MINISTRO.

Para Cid, Ensino Médio tem problemas de acesso e de qualidade. Brasil deve repetir experiência de escolas profissionalizantes do Ceará.

Cid Gomes (Foto:) fez último <como governador discurso
na Assembleia Legislativa.


O Ensino Médio deve ser prioridade de Cid Gomes como ministro da Educação, segundo afirmou o governador do Ceará em entrevista nesta terça-feira (23), na Assembleia Legislativa do Ceará. "O Ensino Médio está evoluindo mais devagar, portanto vai demandar mais ações. Mais de 40% dos jovens não concluíram o Ensino Médio até os 19 anos, então há um problema de acesso e um problema de qualidade. Deve ser uma prioridade, nos centros urbanos, evitar a evasão e interiorizar a educação", disse.

Ele afirmou também que o Brasil deve receber mais escolas profissionalizantes, experiência bem sucedida no Ceará durante seu governo, segundo sua avaliação. "Os países desenvolvidos têm, para cada profissional superior, cinco com nível técnico. O Brasil ainda tem poucas pessoas com nível superior, e a relação com ensino técnico é de um para meio, então a gente tem um grande desafio no ensino técnico".

Cid Gomes reafirmou ainda que, como governador do Ceará, defendeu a federalização das universidades estaduais do Brasil, mas não afirmou se iria defender a proposta como ministro da Educação. Ele defendeu também o Enem como método de acesso ao Ensino Superior "mais democrático".

"O Enem é uma estratégia extraordinária que teve de início muita oposição, mas que hoje já tem trilhado um grande caminho. Você avalia universalmente, o jovem tem a nota de um currículo oficial e pode se inscrever em que lugar quiser, com muito mais opções. Eu fiz vestibular, se eu não tivesse passado para o curso de engenharia, teria perdido um ano de estudo. O Enem é muito mais racional."

Convite para Ministério.


Cid Gomes afirmou que não poderia "negar um convite de Dilma Rousseff". "A presidente pediu que eu fosse ontem lá e falei com ela pela manhã, ela formalizou o convite. Em outra oportunidade já havia dito que jamais negaria um convite partido dela. Tenho um grande respeito pela presidente Dilma, ela é uma pessoa super bem intencionada e ratifica que o desafio mais importante do nosso país está na área da educação e eu me senti no dever de assumir essa função." Ele afirmou que foi convidado "por qualidade que Dilma viu em mim", e não por indicação do partido, o Pros.

O governador do Ceará ficou sabendo do anúncio oficial da sua nomeação como ministro da Educação pelo presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque, e foi aplaudido pelos deputados presentes. O anúncio foi feito em Brasília.

Pacto Nacional de Alfabetização.

O Programa de Alfabetização na Idade Certa, desenvolvida no interior do Ceará quando Cid era prefeito de Sobral, foi a base para a criação do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa, do Governo Federal.

"É importante que lá em Sobral, um prefeito e hoje um governador tenham mostrado que encarar a alfabetização na idade certa, não só é possível, como foi realizado. Faz parte da realidade do Ceará", afirmou Dilma Rousseff, quando anunciou o lançamento do pacto nacional, em 2012.

A cidade de Sobral alcançou a meta estabelecida para 2021 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Segundo o Ministério da Educação, o PNAIC envolverá 108 mil escolas, 400 mil turmas e 360 mil professores.

Polêmicas com professores.

Cid Gomes também se envolveu em polêmicas que geraram protestos e greves de professores da rede pública estadual. Durante greve de professores das universidades públicas estaduais em 2011, Cid falou que a categoria deveria "trabalhar por amor". "Isso é uma opinião minha que governador, prefeito, presidente, deputado, senador, vereador, médico, professor e policial devem entrar, ter como motivação para entrar na vida pública, amor e espírito público", afirmou.
Ainda em decorrência da greve, os professores ocuparam a Assembleia Legislativa em protesto contra a aprovação do reajuste salarial da categoria, abaixo do que os profissionais reivindicavam. Professores e simpatizantes da greve acamparam na Assembleia e deixaram o local apenas com uma ação da Polícia Militar, que usou spray de pimenta, gás e cassetetes contra professores. Pelo menos duas pessoas ficaram feridas.
Fonte: G1-CE.

OPINIÃO:
- Um prêmio para a base da intelectualidade petista (“é mangar dos abestados” linguagem cearense) aliados a segmentos dos miseráveis brasileiros ao nomear CID GOMES para o Ministério da Educação, uns dos governadores a entrar a arguição constitucional contra o piso salarial dos professores:
 lindo isto, não é?




Nenhum comentário:

Postar um comentário