domingo, 28 de dezembro de 2014

ESCÂNDALO DA PETROBRAS - DILMA É CITADA

 EUA: DILMA É CITADA EM AÇÃO CONTRA A PETROBRAS.

Segundo advogados ouvidos pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, presidente e os demais citados não são considerados réus.

O nome da presidente Dilma Rousseff e o de outras 11 autoridades públicas e empresários constam, como “pessoas de interesse da ação”, no processo coletivo movido por Providence, capital do estado de Rhode Island, nos Estados Unidos, contra a Petrobras.

De acordo com a publicação, além do nome de Dilma, também foi relacionado na ação o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, ex-integrante do Conselho de Administração da estatal, entre outras autoridades e empresários.
  
Segundo advogados ouvidos pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, Dilma e os demais citados não são considerados réus. Esse cenário, porém, pode mudar dependendo do desenrolar da ação com o surgimento de novos fatos ou provas –, tendo como base a lei dos EUA.

Em entrevista à publicação, Michael Stocker, sócio do escritório americano Labaton Sucharow que representa Providence no processo, disse que, “por enquanto”, não há planos de transformar as tais 12 “pessoas de interesse da ação” em réus.

Desde que estourou o escândalo de corrupção na Petrobras, já são 12 as cidades americanas que entraram com ação contra os prejuízos causados a investidores. No caso de Providence, a alegação é de que a estatal brasileira vendeu papéis com preços mais altos, com base em contratos superfaturados com empreiteiras, em troca de propina.

Caso saia derrotada na Justiça, a Petrobras terá que indenizar todos os americanos que investiram na estatal, não só os da cidade.

A Petrobras, aliás, ainda não se manifestou sobre essa ação. A empresa está preocupada agora em honrar os pagamentos aos fornecedores das empreiteiras brasileiras, a fim de evitar uma quebradeira no setor de óleo e gás.
Fonte: Jornal “O Estado de S. Paulo”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário