sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

ADÁGIO POPULAR - TANTO FAZ COMO TANTO FEZ ! - PRESTAÇÃO DE CONTAS DE CAMPANHA JUNTO AO TRE

 JUSTIÇA ELEITORAL PROCRASTINA.

JULGAMENTO NO TRE.
ELEITOS JUSTIFICAM RESSALVA NAS CONTAS.

Gony Arruda teve as contas de campanha aprovadas com ressalvas por ter sacado R$ 480 mil na véspera do pleito, abrindo suspeita de caixa dois.

Dos 46 deputados estaduais diplomados na semana passada, 20 tiveram as prestações de contas aprovadas com ressalvas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por problemas no período eleitoral. Parlamentares ouvidos pelo Diário do Nordeste tentaram explicar a ressalva. A maioria destacou que isso não deve influenciar na relação futura do eleitor com o Poder Legislativo.

O presidente da Casa, Zezinho Albuquerque (PROS), diz que as ressalvas podem se tratar de atecnias nas prestações de contas e não refletem negativamente na imagem da Casa. "Não há nada de grave nas ressalvas. Inclusive, isso não aconteceu somente com os deputados eleitos, mas com aqueles que não foram eleitos", justificou.

O deputado Gony Arruda (PSD), que teve as contas questionadas pelo Ministério Público Eleitoral por ter sacado R$ 480 mil às vésperas das eleições, informou que faz movimentações bancárias corriqueiramente, salientando que ainda iria avaliar a situação juntamente com seu advogado e contador.

"Estou vendo com meu advogado para ver o que. Realmente está pendente. Parece que é uma atecnia que eles identificaram, mas preciso analisar para dar opinião formada a respeito", disse. A quantia elevada para um saque, segundo questionamentos do Ministério Público, pode indicar gastos de campanha não contabilizados, conhecidos popularmente como caixa dois, gerando ressalva nas contas.

Combustível

O deputado peemedebista Carlomano Marques teve contas aprovadas com ressalvas por ter declarado despesas com diesel, sem ter comprovado o uso de veículo na campanha apto ao uso do combustível. Questionado sobre o tema na Assembleia Legislativa, o peemedebista preferiu não se pronunciar. "Eu não vou falar sobre isso", afirmou.

Já Sérgio Aguiar (PROS) ressaltou que a população, ao se deparar com a informação a respeito de falhas nas contas de parlamentar, pode entender que os deputados têm problemas de conduta moral. "Mas acredito que essa não seja uma condição para impedimento da atuação parlamentar ou para a Casa ter qualquer mácula. Se houvesse contas irregulares, aí sim nossa preocupação seria maior".

Com contas aprovadas com ressalvas, o deputado Roberto Mesquita (PV) reforçou que o seu problema, como o de outros parlamentares, refere-se a "pequenas atecnias", causadas pelo sistema do TRE, alega. "Tivemos que contratar um contador e um advogado, e o próprio sistema nos leva a erros, como é no meu caso", explicou.

O deputado José Sarto (PROS), que teve contas aprovadas sem ressalvas, disse que cada caso deve ser analisado separadamente. "Quem se sentir prejudicado, o Ministério Público, por exemplo, pode inquirir sobre a legalidade da prestação de contas", disse.

Os deputados eleitos para a próxima Legislatura com contas aprovadas com ressalvas foram Agenor Neto, Bethrose, Walter Cavalcante, Roberto Mesquita, Bruno Pedrosa, Audic Mota, Elmano de Freitas, Ely Aguiar, Carlos Matos, Danniel Oliveira, Naumi Amorim, Heitor Férrer, Evandro Leitão, Júlio César Filho, Ailton Brasil, Renato Roseno, Ana Laís, Gony Arruda, Carlomano Marques e Osmar Baquit.
Fonte: DN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário