segunda-feira, 28 de novembro de 2016

COMENTÁRIO SCARCELA JORGE - SEGUNDA-FEIRA, 28 DE NOVEMBRO DE 2016

SCARCELA JORGE








COMENTÁRIO­
Scarcela Jorge

MISTER DA CORRUPÇÃO.

Nobres:
Tornou-se comum vê tanta ladroagem dos políticos que ostentam o poder deste país. A cada hora surge o novo escândalo envolvendo esses “vermes” e que não estão nem aí. Trocaram de excelências por ladrões. Neste sentido a corrupção interfere diretamente no bem-estar dos cidadãos, diminuindo os investimentos públicos na saúde, na educação, em infraestrutura, segurança, habitação, entre outros direitos essenciais à vida, e põe no lixo a Constituição Federal quando amplia a exclusão social e a desigualdade econômica. Nos últimos tempos vivemos em meio a um turbilhão de escândalos públicos, o que tem sido uma situação constante desde a época em que éramos uma simples colônia. Como diz o adágio popular vivemos na “casa da mãe Joana”. Caso Mensalão rombo: R$ 55 milhões em 2005 na Câmara Federal; Caso Sanguessuga rombo R$ 140 milhões em 2006 nas prefeituras e Congresso Nacional; Operação Lava Jato, e tantas outras No entanto, a questão da corrupção no Brasil é muito mais profunda. Essas operações da Polícia Federal são apenas uma pequena parte dos casos que escapa ao controle plutocrático. A grande maioria das vezes fica as escondidas nas entranhas do Poder (público). Temos a corrupção política, a corrupção de servidores e de cidadãos desonestos. A corrupção sempre tem dois lados, um corrompendo e outro sendo corrompido. É claro que a corrupção é mais antiga que o capitalismo, mas ela encontrou neste sistema as condições ideais para sua continuidade. Através da instituição da dominação forçada do capital sobre o trabalho, a qual permite aos capitalistas a apropriação privada da mais valia gerada pelo trabalho de outros seres humanos, uma das formas mais básicas de corrupção passou a ser reconhecida legalmente na sociedade capitalista. A forma moderna da corrupção precisa ser compreendida no contexto da injustiça fundamental presente em todas as sociedades de classes: a injustiça no acesso aos meios de produção, que constitui a origem da desigualdade social e está em frontal contradição com os ideais de democratização, justiça social e solidariedade entre os seres humanos. É por isso que, historicamente, a corrupção é proporcionalmente maior em sociedades com maior injustiça social: onde o contraste entre ricos e pobres é maior como é o caso do Brasil. Para dar guarida a todos os tipos de corrupção foram criadas muitas palavras para popularizar o ilícito: molhar a mão, jabaculê, faz-me rir, jabá, capilê, por fora, taxa de urgência, rolo, esquema, peita, falcatrua, etc. Originalmente, a palavra corrupção provém do latim Corruptione e significa corrompimento, decomposição, devassidão, depravação, suborno, perversão, peita. No Brasil impera a chamada Lei de Gérson, ou seja, o comportamento de querer “tirar vantagem em tudo”, pressupondo que os sujeitos aguardam o máximo possível de benefícios, visando exclusivamente o benefício próprio. Esse tipo de comportamento, contudo, se adapta perfeitamente ao “espírito capitalista”, como pré-condição esperada dos seres humanos numa sociedade centrada nos valores da economia de mercado. Nossa tradição cultural, por diversas razões, criou um ideal de cidadania política sem vínculos com a efetiva vida social dos brasileiros. Na teoria, aprendemos que devemos ser cidadãos; na prática, aprendemos que não é possível, nem desejável, comportarmo-nos como cidadãos. A face política do modelo de identidade nacional é permanentemente corroída pelo desrespeito aos nossos ideais de conduta. Ser brasileiro ideologicamente falando, significa herdar a tradição democrática na qual somos todos iguais perante a lei e onde o direito à vida, à liberdade e à busca da felicidade é uma propriedade inalienável de cada um de nós; na realidade, ser brasileiro de fato significa viver em um sistema socioeconômico injusto, onde a lei só existe para os pobres e para os inimigos e onde os direitos individuais são monopólio dos poucos que têm muito, ou seja, das elites dominantes. O povo brasileiro vem sendo coagido a reagir de duas maneiras. Na primeira, com apatia e desesperança. É o caso dos que continuam acreditando nos valores ideais da cultura e não querem converter-se ao cinismo das classes dominantes e de seus seguidores. Deixam-se assim contagiar pela inércia ou sonham em renunciar à identidade nacional, abandonando o país. Na segunda maneira, a mais nociva, o indivíduo adere à ética da sobrevivência ou à lei do vale-tudo: pensa escapar à delinqüência, tornando-se delinqüente como é notório e, isso que se vê no Congresso e de vergonha especial no Senado.
Antônio Scarcela Jorge.

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