terça-feira, 15 de abril de 2014

MAIS PRERROGATIVAS DO ORDENAMENTO INSTITUCIONAL RELACIONADO AS AÇÕES CORRUPTAS DO POLÍTICO BRASILEIRO - VARGAS ANUNCIA RENÚNCIA

 ANDRÉ VARGAS ANUNCIA QUE VAI RENUNCIAR AO MANDATO NESTA TERÇA (15).

Conselho de Ética abriu processo para investigá-lo após denúncias de envolvimento com doleiro preso pela PF. Com a renúncia, Vargas pretende evitar ainda mais desgastes políticos.

O deputado licenciado André Vargas, do PT, disse que vai renunciar ao mandato nesta terça-feira (15). A informação foi publicada no fim da tarde na versão digital do Jornal Folha de São Paulo. Em seguida, ele confirmou a informação para o repórter da Globo News Marcelo Cosme em uma troca de mensagens por telefone.

O repórter pergunta: ‘A Folha está dando que o senhor renuncia amanhã. É verdade isso?’ André Vargas responde: ‘sim’. O repórter questiona: ‘Por que o senhor vai renunciar?’ André Vargas escreve: ‘estou sendo julgado sem direito de defesa e sem ter sido intimado judicialmente, nem pela comissão de ética. E o relator disse que minha cassação interessava politicamente e que tinha provas. Como provas? Se só tem matérias de jornais e revistas com dados sigilosos de um processo judicial’.

Com a renúncia, Vargas pretende evitar ainda mais desgastes políticos. O Conselho de Ética abriu um processo para investigá-lo depois de uma sucessão de denúncias de envolvimento com um doleiro preso pela Polícia Federal.

Investigado pelo Conselho de Ética da Câmara, André Vargas, é filiado ao PT desde 1990. Cumpre o segundo mandato de deputado federal. Antes foi deputado estadual e presidente do PT no Paraná. No ano passado, ele assumiu a vice-presidência da Câmara.

E foi como vice da Câmara que, em fevereiro, Vargas repetiu, na presença do presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, o gesto que condenados no mensalão do PT, fizeram ao se entregar à polícia.

Em abril, o jornal Folha de São Paulo publicou que o deputado André Vargas viajou em férias, em um jatinho arranjado pelo doleiro Alberto Youssef. O doleiro está preso desde março, suspeito de participar de um esquema de lavagem de dinheiro que movimentou R$ 10 bilhões.

Primeiro, o deputado disse que pagou pelo combustível do voo, depois mudou de versão. Na tribuna disse que foi um equívoco ter viajado em um jatinho alugado pelo doleiro. Que tentou pagar, mas não conseguiu. Reconheceu que conhece o doleiro há mais de 20 anos, mas disse que não sabia de seu envolvimento com irregularidades.

Depois disso, surgiram outras denúncias do envolvimento de André Vargas com Alberto Youssef. E ele pediu licença de 60 dias do cargo de deputado. Dias depois, renunciou ao cargo de vice-presidente.

Dentro do Partido dos Trabalhadores, o processo sobre o futuro de André Vargas ainda é lento. Nesta segunda-feira (14), os três membros da comissão encarregada de interrogar o deputado estiveram na sede do PT para passar um relato verbal à direção do partido.

Ele foi ouvido na sexta-feira (11). O vice-presidente do PT, Alberto Cantalice, disse ter ficado satisfeito com as explicações. “As mesmas questões que ele tem colocado publicamente ele colocou para nós. Sem fato novo”, afirma.


Repórter: As respostas foram convincentes?

-Alberto Cantalice: - Pelo menos, na minha concepção, sim.
A comissão que ouviu André Vargas fez um relato verbal ao presidente do PT, Rui Falcão, que pediu um relatório por escrito. Rui Falcão disse que cada membro deu ênfase a um dos pontos da justificativa do deputado. Depois da Páscoa, a executiva do partido vai se reunir para decidir se instala a comissão de ética para analisar o caso.

- “Eu quero ver todos os detalhes, o relato, um fala uma coisa, outro tem um tom diferente. O relatório por escrito expressará a opinião dos três”, declara Rui Falcão, presidente do PT.

Ao renunciar, André Vargas vai se enquadrar na lei da Ficha Limpa e perderá automaticamente o direito de se candidatar por oito anos.

Fonte: G1.






Nenhum comentário:

Postar um comentário