segunda-feira, 14 de abril de 2014

IDÉIAS/OPINIÃO DN

 DIÁRIO DO NORDESTE

COLUNA

Idéias - opinião.

JUVENTUDE ROUBADA

O crescimento da AIDS, o aumento da violência e a escalada das drogas castigam a juventude. A deterioração econômica exacerba o clima de desesperança. A percepção da falência do Estado em áreas essenciais (educação, saúde, segurança, transporte) gera muita frustração.

Para muitos jovens, os anos da adolescência serão os mais perigosos da vida. Desemprego, gravidez precoce, aborto, doenças sexualmente transmissíveis, aids e drogas compõem a trágica equação que ameaça destruir o sonho juvenil e escancarar as portas para uma explosão de violência. Além disso, a juventude não foi preparada para a adversidade. E a delinquência é a manifestação visível da depressão. As análises em políticas públicas esgrimem inúmeros argumentos. Fala-se de tudo. Menos da crise da família. Mas o nó está aí. Se não tivermos a firmeza de desatá-lo, assistiremos acovardados e paralisados, a uma espiral de violência sem precedentes. O pragmatismo e a irresponsabilidade de alguns setores do mundo do entretenimento estão na outra ponta do problema.

A era do mundo do espetáculo, medida pelas oscilações do Ibope, tem na violência uma de suas alavancas. A transgressão passou a ser a diversão mais rotineira de todas. A valorização do sucesso sem limites éticos, a apresentação de desvios comportamentais num clima de normalidade e a consagração da impunidade têm colaborado para o aparecimento de mauricinhos do crime. É preciso ir às causas profundas da delinquência. Ou encaramos tudo isso com coragem ou seremos tragados por uma onda de violência jamais vista.

Carlos Alberto Di Franco
Professor e doutor em Comunicação


Nenhum comentário:

Postar um comentário