terça-feira, 15 de abril de 2014

COMENTÁRIO DO JORNALISTA EDISON SILVA - DN

 EDITORIA POLÍTICA - DN.

NOVOS MUNICÍPIOS

O entendimento no Congresso Nacional, na sessão desta terça-feira, é para manter o veto total da presidente Dilma Rousseff ao projeto de Lei Complementar, do senador Mozarildo Cavalcanti, de criação de novos municípios no território nacional. O acordo condiciona à aprovação de uma nova proposição, do mesmo senador, já em exame na comissão de Constituição e Justiça do Senado, para permitir emancipações de distritos, além de fusão e desmembramento de municípios.

Um bom número de políticos e lideranças municipalistas no Ceará há alguns anos trabalha para emancipar distritos, sob a alegação de eles elevados à condição de municípios, beneficiarão as populações neles residentes, citando como exemplos algumas das bem-sucedidas outrora realizadas neste Estado, tendo Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, como o seu expoente. Os adversários desse projeto alegam de outro lado, que na maioria das emancipações o que tivemos foi à divisão da pobreza.

A presidente, ao vetar na sua totalidade o projeto de Lei Complementar aprovado pelo Congresso, dando competências aos estados, por seus parlamentos, de cuidarem da criação de novos municípios, apresentou como argumentos, dentre outros, o ônus ao erário, consubstanciado na criação dos cargos de prefeitos, vereadores, secretários e outros, além das edificações para servir de apoio aos novos serviços. Houve uma grita quase que geral de deputados e senadores. Ela resolveu ceder, contanto que seja aprovada uma nova Lei Complementar menos abrangente.

A proposta ora em exame, no Senado, frustra, em muito, as expectativas dos políticos cearenses que, de início, pretendiam criar 30 novos municípios no Estado, segundo o projeto aprovado pela Assembleia Legislativa, em razão do qual igual número de Decretos Legislativos autorizavam a realização de plebiscitos, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mesmo sem a existência da Lei Complementar federal, razão pela qual o TRE negou curso a tais Decretos.

Pela atual proposta, cuja votação final não se sabe quando acontecerá no máximo uns dez distritos cearenses conseguiriam preencher os requisitos ali estabelecidos. O sonho, contudo, da emancipação, por mais interesse político que exista, afinal de contas é um bom mote para a conquista de votos, só para as eleições futuras poderão se tornar realidade.

Fonte: DN.


Nenhum comentário:

Postar um comentário