COMENTÁRIO
Scarcela Jorge.
EDUCAÇÃO DEMANDA PARTICIPAÇÃO.
Nobres:
Ao
instar perfeitamente a sociedade que a educação seja o tema para desenvolver o
nosso país. A unanimidade se concretiza que o mundo da política com um tipo de
certeza que certas pessoas apresentam em relação a suas próprias opiniões.
Somos partidários dos que defendem que a moralidade tem uma base de valores de
aprendizado geração após geração. Experimentos de democracia deliberativa, que
reúnem cidadãos com visões divergentes, em um diálogo franco e profundo,
demonstram sempre o mesmo resultado: as pessoas tendem a uma racionalidade
comum, a produzir consensos sobre questões que antes faziam delas inimigas.
Tomemos um exemplo do debate sobre a democracia. É verdade que não sabemos tudo
sobre o tema, e sempre será assim. Mas já sabemos muita coisa. Sabemos que ela
supõe o reconhecimento do pluralismo político, a liberdade de expressão, de
imprensa, o direito de eleger os governantes em eleições competitivas. Por
outro lado a política envolve temas complexos, ainda que nos induza ao juízo
rápido e à simplificação. Governos tratam de política fiscal, da concessão de
aeroportos e rodovias, do regime de exploração do petróleo. Escassez de
recursos, deficiências na formação e no aperfeiçoamento dos professores, baixos
salários do magistério e degradação de prédios e equipamentos não podem ser
obstáculos à participação das comunidades na vida das escolas. Pelo contrário,
são muitos os casos em que atitudes participativas ajudaram a atender demandas
que a estrutura institucional não consegue contemplar que é enfoco a escola
pública, para que uma educação plena e eficiente deve ser assegurada pelos
governos como possibilidade concreta de redução das desigualdades sociais. Mas
os resultados dessa escola pública somente serão efetivos se os pais e os
organismos comunitários forem cúmplices de gestores, professores e demais
servidores da educação. Ressalte-se que a participação não deve ter a pretensão
de concorrer com os profissionais da área ou substituir suas atribuições. O apoio
das comunidades aos projetos da escola nas mais singelas tarefas e responsabilidades.
A participação se revela na presença dos pais na escola, no acompanhamento do
aprendizado dos filhos em casa e no compartilhamento de angústias e projetos
comuns a todas as famílias. O Brasil tais discussões são necessárias em relevo
existir um pacto de cumplicidade comunitária, para que a educação vá além do
que se ensina e se aprende numa sala de aula. Este será pleno o desenvolvimento
cultural de um povo que aspira ser a grande potência no futuro.
Antônio
Scarcela Jorge.
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