sexta-feira, 18 de abril de 2014

EXPECTATIVA FUTEBOLÍSTICA E ELEITORAL

 IDÉIAS - OPINIÃO

COPA E ELEIÇÕES



Neste ano, no Brasil, teremos dois significativos eventos. Nos meses de junho/julho, assistiremos à Copa Fifa de futebol, quando 32 seleções estarão medindo forças pela supremacia mundial nesse esporte. Ato contínuo, terá sequência a já iniciada disputa eleitoral para todos os mandatos, exceto prefeito e vereador.

Nos jogos da Copa, a bola vai rolar elegante e faceira de curva ou de trivela para um ponto futuro, adereços exibidos, graças ao estado físico dos atletas, sem o qual a técnica jamais alcançaria o padrão de plasticidade e beleza.

Diferentemente da Copa Fifa, no certame eleitoral, para se chegar ao pódio, não se precisará de preparo físico qualificado, mas, sim, de engenhosas manobras capazes de camuflar o "doping" da compra de votos.

À compreensão de muita gente, a compra de voto dos pobres e as coligações de partidos são moedas eleitorais da mesma espécie, para não dizê-lo "farinha do mesmo saco".

O primeiro grupo, de tão anêmico, contenta-se com uma cesta básica.

Já o segundo, por concentrar poder eleitoral, para oferecer apoio nas urnas, exige múltiplos cargos na gestão de governo, durante todo o mandato.

Pois bem! Se existe estreita identidade entre essas duas moedas, por que motivo os acordos partidários também não são tipificados como crimes eleitorais, se todos eles convergem para os bueiros da corrupção?

E esse cenário não seria um balcão de negócios, carregando em si o "milagre subterrâneo" de metamorfosear o dinheiro do contribuinte em patrimônio privado?
Dolorosas interrogações!

Laurindo Ferreira
Escritor
Fonte: DN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário