domingo, 27 de abril de 2014

COMENTÁRIO DO DR LUIS ITAMAR PESSOA - DN.

 COLUNA - DIÁRIO DO NORDESTE.

IDEIAS
OPINIÃO.


Paraíso do ócio

Dia 1º de maio, mais um feriadão neste Brasil varonil posto que, data consagrada ao trabalhador, vai cair numa quinta e aí se tem o indefectível "imprensado" de sexta, que se agrega ao sábado e domingo, perfazendo quatro dias de folga, isto sem levar em conta os cinco dias do Carnaval, mais os cinco da Semana Santa e Tiradentes, ocorridos apenas durante os meses de março, abril e maio. Mas o caudal de ociosidade não fica somente nisso, pois ainda hão de vir outros dias de inação nos meses restantes do ano dado o excessivo número de feriados, pontos facultativos, dias santos, de âmbito nacional, e alguns estaduais e municipais, além de férias escolares e recessos, forenses e parlamentares.

Assim, somente para se tiver uma singular ideia da inatividade que grassa em nosso País, as férias escolares, geralmente são de 85 dias.

No Judiciário, além do recesso que vai de 20 de dezembro a 7 de janeiro, ainda têm os magistrados férias de 60 dias, enquanto a suspensão das atividades do Congresso Nacional se verifica nos meses de dezembro janeiro e julho. Isso, sem levar em conta as eleições, a cada dois anos que praticamente paralisam as atividades do Judiciário e do Legislativo. Tudo como parte de uma malsã tradição brasileira que, em oposição ao nosso antípoda Japão, país dinâmico, de povo trabalhador, governantes empreendedores, é tido como Terra do Sol Nascente. Mas, nós também podemos nos ufanar, por sermos gestores de uma malandragem institucionalizada e afirmar que somos a Terra do Sol Poente, nação estática, de gente indolente, com governantes displicentes.

Luiz Itamar Pessoa
Advogado e conselheiro da OAB-CE.


Nenhum comentário:

Postar um comentário