sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

"BLINDAGEM ARRANHADA"


LULA PRESTA DEPOIMENTO EM INQUÉRITO DE OPERAÇÃO.


A PF investiga suspeita de pagamento de propina para aprovação de medidas provisórias que concediam benefícios fiscais ao setor automotivo.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestou depoimento à Polícia Federal ontem em Brasília em um inquérito referente à Operação Zelotes. O depoimento começou às 14h30min e foi encerrado após as 19 horas.

A PF investiga suspeitas de pagamento de propina para aprovação de três medidas provisórias que concediam benefícios fiscais ao setor automotivo, sendo duas delas durante o governo Lula.

A empresa LFT Marketing, que pertence a Luís Cláudio Lula da Silva, filho do ex-presidente, recebeu R$ 2,4 milhões do escritório Marcondes & Mautoni, que, na mesma época, recebeu repasses de empresas do setor automotivo.

No depoimento, Lula disse que a aprovação da MP atendia a interesses dos Estados, como Bahia, Pernambuco e Goiás.


Segundo ele, foram os governadores que trabalharam para sua aprovação, já que a indústria automobilística gera empregos e amplia a arrecadação.

Ele explicou ainda o rito do Congresso para sustentar o argumento de que, sozinho, um presidente não garante a aprovação de uma medida provisória. 

O depoimento de ontem estava previsto para acontecer no final do mês passado, mas a defesa de Lula pediu o adiamento para janeiro, período de recesso parlamentar em Brasília.


O ex-presidente está acompanhado de seu advogado, Cristiano Zanin Martins.

Zelotes.

Deflagrada no fim de março com origem em uma carta anônima entregue num envelope pardo, a operação Zelotes investiga um dos maiores esquemas de sonegação fiscal já descobertos no País.

Suspeita-se que quadrilhas atuavam junto ao Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), órgão ligado ao Ministério da Fazenda, revertendo ou anulando multas. 

A operação também foca lobbies envolvendo grandes empresas do País.

O esquema fez com que uma CPI fosse instalada no Senado. Na fase mais recente da operação, a PF realizou um mandado de busca e apreensão na LFT Marketing Esportivo.

Outro investigado de peso da Zelotes é o ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) Augusto Nardes, relator da reprovação das contas da presidente Dilma Rousseff.
Fonte: Agência Folha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário